EUA prometem "vigiar de perto" acordos entre Venezuela e Rússia
EUA prometem "vigiar de perto" acordos entre Venezuela e Rússia
Os Estados Unidos advertiram nesta sexta-feira (15/10) que vão “vigiar” o acordo para a construção de uma usina nuclear na Venezuela com investimento da Rússia, além da venda de tanques russos para o exército venezuelano.
“Isto é algo que vigiaremos muito, muito de perto”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, em sua entrevista coletiva diária.
Ele lembrou que ambos os países devem estar dentro das normas da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).
“Qualquer atividade ou novo programa nuclear deve ser realizado segundo o acordo de não-proliferação, de segurança, e incluir as garantias da AIEA”, disse.
Confiança
Crowley disse que todas as nações “têm direito a perseguir a energia nuclear civil”, mas enfatizou que “todos os países que assinaram o tratado de não-proliferação nuclear têm direitos e responsabilidades”.
“Esperamos da Venezuela, Rússia ou qualquer outro país que busque este tipo de tecnologia assuma suas obrigações internacionais”, disse o porta-voz que acrescentou que os EUA “têm confiança na Rússia”.
Rússia e Venezuela assinaram nesta sexta-feira (15/10) um acordo sobre cooperação para a construção e exploração de uma usina nuclear em território venezuelano. O acordo foi assinado na presença dos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e venezuelano, Hugo Chávez, que se encontra de visita em Moscou, e mantiveram uma reunião a portas fechadas no Kremlin.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL