Dez dias após as eleições legislativas nos Estados Unidos, o democrata norte-americano Ben Chandler finalmente pôde declarar que foi reeleito para ocupar uma cadeira no Congresso.
Uma recontagem dos resultados eleitorais tirou apenas um voto do candidato republicano Andy Barr e deu à Chandler uma margem de vitória de 648 votos. A reeleição de Chandler acontece no sexto distrito eleitoral de Kentucky, pertencente no estado norte-americano de Kentucky – local onde o ex-candidato à presidência pelo Partido Republicano John McCain venceu em 2008.
Leia mais:
Eleição legislativa nos EUA pode mudar os rumos da política no país
Legalização da maconha “romperia a relação do consumidor com o crime”, diz historiador
Califórnia pode ser o primeiro Estado norte-americano a liberar maconha
Estudo publicado em janeiro reabriu debate sobre descriminalização da maconha
Para Chandler, de 51 anos, que apoiou o presidente Barack Obama na campanha de 2008, sua “estreita vitória” foi instrutiva e tem muito a ensinar à política norte-americana. “As eleições de 2010 nos mostraram que qualquer coisa pode acontecer em um período de dois anos. Em 2010, foi notavelmente diferente de 2008. E já em 2012, poderá ser radicalmente diferente das eleições deste ano”, afirmou.
Chandler, eleito para o Congresso pela primeira vez em 2004, disse, em entrevista coletiva, que planeja dedicar os próximos anos de seu mandato na redução do desemprego e no crescimento econômico.
Após saber dos novos resultados, Barr contou que telefonou para Chandler para lhe dar os parabéns.
“Alguns de meus amigos disseram que sou o Zenyatta dos candidatos políticos deste ano”, disse Barr em referência à famosa égua campeã de corridas norte-americanas, que foi derrotada na competição Breeders' Cup Classic por uma distância de meia cabeça. “Terminamos perto, a um nariz”, disse Barr.
A disputa Chandler-Barr foi uma das poucas nos Estados Unidos que continuava sem definição. As eleições legislativas foram realizadas no última dia 2 de novembro. Segundo os resultados divulgados na sexta-feira (12/11), Chandler obteve 119.812 votos, o equivalente a 50,1%, contra 119.164, ou 49,9% de Barr.
O Partido Republicano reconquistou a maioria na Câmara dos Representantes nessas eleições legislativas. Nos últimos quatro anos, os democratas ocuparam quase dois terços da Câmara, com 255 representantes, enquanto os republicanos contavam com 178 vagas. No entanto, o partido do presidente Barack Obama manteve a maioria no Senado.
Nestas eleições legislativas de meio de mandato, os norte-americanos renovam por completo a Câmara de Representantes (435 cadeiras) e 37 ocupantes do Senado (de um total de cem), assim como 37 governadores dos 50 Estados do país. Até agora, no Senado, os democratas ocupavam 59 cadeiras e os republicanos, 41.
*Com agências internacionais
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL