EUA vão enviar tanques para países da ex-URSS para 'defendê-los da Rússia', diz Pentágono
Objetivo é proteger Europa ‘das ações russas e da intenção de criar uma esfera de influência como nos tempos da União Soviética’, diz Ashton Carter
O secretário de Estado de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, confirmou, nesta terça-feira (23/06), que enviará mais de mil veículos blindados e artilharia para países que fazem fronteira com a Rússia, com o objetivo de “defendê-los” das ações do país euroasiático. De acordo com o funcionário norte-americano, o arsenal militar será enviado temporariamente para Bulgária, Polônia, Romênia, Estônia, Letônia e Lituânia.
Agência Efe
Soldados da Otan durante manobra militar na Polônia
A informação foi dada durante uma entrevista coletiva de imprensa em Tallinn, capital da Estônia, junto com os ministros de Defesa das três repúblicas bálticas.
Carter ratificou também o compromisso de seu país com a Otan (Organização do tratado Atlântico Norte) para defender a Europa “das ações russas e da intenção de criar uma esfera de influência como nos tempos da União Soviética”.
NULL
NULL
O secretário ressaltou ainda que os Estados Unidos não querem uma nova Guerra Fria, mas pediu aos aliados europeus que se preparem para fazer frente a novas ameaças e disse que a Alemanha deve assumir esse papel de liderança.
Carter deverá anunciar o envio das forças a seus homólogos na Otan durante a reunião que terá nesta quarta-feira (24/06) em Bruxelas.
Há, no entanto, um acordo com a Rússia que impede o deslocamento de um número de combatentes substanciais da Otan nos países da antiga União Soviética.
