Domingo, 20 de julho de 2025
APOIE
Menu

Um acidente em uma mina na Nova Zelândia deixou pelos menos 27 pessoas desaparecidas, informou a direção da empresa de mineração Peter Whittall. No entãto, segundo a polícia local, no momento da explosão, 36 mineiros trabalhavam na mina Pike River.

O incidente aconteceu às 16 horas desta sexta-feira (horário local), na costa oeste de uma ilha da Nova Zelândia, onde existe uma maioria de minas a céu aberto.

Segundo a direção da mina, não houve contato com os homens que estavam debaixo da terra e ainda não se sabe o motivo da explosão. Segundo os dois únicos sobreviventes, três outros mineiros tentavam subir à superfície, mas eles não foram encontrados.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A explosão provocou um corte do sistema elétrico que alimenta a ventilação do local. Isso complica o trabalho das equipes de socorro especializadas em resgates subterrâneos, que não puderam descer dos helicópteros por causa de um risco de uma nova explosão.

Leia mais:

Chile: o verdadeiro milagre dos milagres

O que aprendemos com a tragédia da mina San José

Salvador Allende, a Codelco e os mineiros de Copiapó

Mineiros chilenos são vítimas da flexibilização trabalhista

Mineiros equatorianos soterrados são encontrados mortos por equipes de resgate

Salvamento

Famílias das vítimas estão próximas ao local aguardando notícias. O prefeito de Grey District, um vilarejo próximo à mina, disse à imprensa que está com os dedos cruzados, mas que o pressentimento não é bom.

“O governo fará de tudo para salvar os mineiros. Nossa prioridade é tirá-los de lá”, afirmou o ministro de Minas da Nova Zelândia, Gerry Browlee.

A mina Pike River é explorada há pouco mais de um ano pela empresa Nova Zelândia Óleo e Gás e pelos grupos indianos Gujarat NRE Coke e Saurashtra Fuels Private. Uma série de problemas técnicos atrasou o início da exploração de um ripo de carvão destinado à siderurgia. O túnel de acesso tem um comprimento de 2,4 quilômetros.

A última grande tragédia de minas de carvão na Nova Zelândia foi registrada há 43 anos, quando a explosão em um mina na mesma região matou 19 pessoas.

Siga o Opera Mundi no Twitter

Conheça nossa página no Facebook

Explosão em mina na Nova Zelândia deixa pelo menos 27 desaparecidos

NULL

NULL

NULL