Sexta-feira, 20 de junho de 2025
APOIE
Menu

“O alto nível de tensão entre o exército norte-americano, que tomou o controle do aeroporto do Haiti, e as forças das Nações Unidas é uma das principais causas do atraso no fornecimento da ajuda” afirma um funcionário do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). “As tropas dos Estados Unidos, com mais de 10 mil homens, representam um show midiático para afirmar o controle norte-americano sobre a região, em contraposição ao Brasil, mas complica notavelmente as operações de resgate e distribuição dos alimentos”, acrescenta.

A atualmente única substituta do representante especial do secretário-geral da ONU, Hédi Annabi, morto durante o tremor, está negociando com os comandantes militares dos EUA para coordenar as operações de socorro.

Também os poucos episódios de violência registrados em Porto Príncipe devem ser atribuídos à gestão autônoma do exército dos EUA sobre a distribuição de mantimentos. “Não houve registros de sublevações por parte das gangues armadas”, afirma um oficial da Gendarmerie francesa. “Eu trabalho na rua todos os dias. Os únicos casos de violência foram verificados quando os soldados norte-americanos distribuíram comida

jogando-a com pára-quedas sem coordenar com o Programa Mundial de Alimentos, que cuida justamente disto, utilizando protocolos padronizados e pensados para evitar tensão e manter a segurança. Que eu saiba, não há nenhum confronto, à parte da tensão e das reações normais de uma população que tem ficado sem nada”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Enquanto isso, as operações de resgate continuam nas ruas, principalmente nos lugares onde há possibilidade de encontrar os ricos. No dia de ontem, foram resgatadas cinco pessoas vivas no maior supermercado de Porto Príncipe.

Na torre de Babel que é a missão internacional no Haiti, o que é evidente é a falta de coordenação. E, junto com o pouco interesse por um povo realmente pobre, o risco é que quem vai pagar as discórdias diplomáticas dos países fortes, seja justamente um povo já extremamente afetado e que certamente vai sofrer mais nos próximos tempos.

Falta de coordenação ainda atrapalha distribuição de ajuda no Hairi

NULL

NULL

NULL