O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, tomará posse amanhã, dia 28/8.
O diplomata assume em substituição a Antonio Patriota, que será o novo representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), posto anteriormente ocupado por Figueiredo Machado. A transmissão de cargo será às 15h.
Agência Brasil
Figueiredo Machado chegou hoje ao Brasil e assume amanhã a chancelaria nacional
A decisão de substituir Patriota por Figueiredo Machado foi tomada pela presidente Dilma Rousseff em decorrência da retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina, que ficou 455 dias na Embaixada do Brasil em La Paz (capital boliviana).
NULL
NULL
Pinto Molina, condenado por corrupção pela Justiça boliviana, foi considerado um asilado político pelo Brasil, mas não obteve salvo-conduto da Bolívia para deixar a embaixada.
Anteontem, o parlamentar cruzou a fronteira, entrando em território brasileiro, num comboio organizado pelo diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios (equivalente a embaixador interino) na Bolívia.
O novo ministro das Relações Exteriores é diplomata de carreira e foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele se destacou pela habilidade e conquistou a confiança da presidenta Dilma Rousseff pela disposição em negociar pacientemente com os que resistiam a acordos na Rio+20.
Acostumado a longas negociações, o novo chanceler conheceu Dilma na Conferência das Partes (COP), na Dinamarca, quando a presidenta ocupava o cargo de ministra da Casa Civil do governo Lula.
*Com Agência Brasil