*Atualizada às 12h30
O socialista François Hollande tomou posse como presidente da França na manhã desta terça-feira (15/05) em uma cerimônia simples, que contou com a presença de pelo menos 400 pessoas. Em seu discurso, o novo presidente francês afirmou que tentará alterar o pacto europeu de forma a incluir medidas que incentivem o crescimento da economia e a geração de empregos.
Efe
Em seu discurso, Hollande prometeu um governo justo
A cerimônia foi curta e Hollande foi recebido na porta do Palácio do Eliseu pelo antecessor Nicolas Sarkozy. Os dois se cumprimentaram e reuniram-se por cerca de 30 minutos no escritório presidencial, antes da solenidade de posse.
NULL
NULL
Hollande foi saudado por uma multidão que aguardava seu discurso com cartazes nos quais davam os parabéns ao novo chefe de Estado, mas também pediam por medidas efetivas para controlar a crise e promover um governo igualitário.
Hollande prometeu ainda que promoverá um governo “justo”, em referência clara às medidas contra a imigração defendidas por Sarkozy durante sua campanha. “Há apenas uma França, uma nação reunida no mesmo destino. Cada um e cada uma terão igualdade de direitos e de deveres”, declarou.
Primeiro-ministro
Por volta das 11h30 (horário de Brasília), foi anunciada a nomeação de Jean-Marc Ayrault como primeiro-ministro do novo governo francês. O anúncio foi feito pelo secretário-geral do Eliseu, Pierre-René Lemas.
Ayrault é líder da bancada legislativa do Partido Socialista na Assembleia Nacional e, de acordo com a imprensa francesa, tem boas relações com a Alemanha.
“Nós estamos aqui para recolocar o país na justiça [social]”, afirmou Ayrault, que é ex-professor de alemão. O primeiro-ministro deve anunciar os integrantes do novo governo francês nesta quarta-feira.
A expectativa agora fica por conta da nomeação do chefe de gabinete. A imprensa francesa aposta no servidor civil Pierre-Rene Lemas para o cargo.
Ainda nesta terça, Hollande deve seguir para a Alemanha, onde se encontrará com a chanceler Angela Merkel para discutir os efeitos da crise econômica internacional e o pacto fiscal da Zona do Euro.
Efe
Cerimônia contou com a presença de pelo menos 400 pessoas
Na quinta (17), o novo presidente viaja para os Estados Unidos, onde deverá participar das cúpulas do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), prevista para os dias 18 e 19, e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Hollande foi eleito no último dia 6 com 51,6% dos votos e se tornou o primeiro presidente socialista francês em um período de 17 anos. O último representante do Partido na presidência havia sido François Miterrand, que governou entre 1981 e 1985.