Exatamente uma semana após o início da conferência “Genebra II”, que discute as condições para tentar solucionar o conflito na Síria, o mediador no processo de paz, Lakhdar Brahimi, lamentou que a primeira rodada de negociações – previstas para acabar na sexta-feira (31/01) – termine sem avanços reais.
Agência Efe
Mediador da paz e diplomata, Lakhdar Brahimi aposta em melhoras na próxima rodada da conferência, previstas para a outra semana
Para Brahimi, as tentativas de diálogo entre o governo sírio e a oposição devem terminar nesta sexta sem atingir um resultado substancial. “Alegro-me por continuarmos reunidos. Os gelos se quebram, mas lentamente”, comentou. Apesar da falta de respostas concretas na primeira rodada, o mediador argelino mantém-se confiante pelo fato de que as duas partes ainda estão dispostas a um diálogo. Entre os assuntos abordados hoje, esteve em pauta a criação de um órgão de governo transitório.
Nesta sexta, os participantes da conferência devem decidir a data da próxima rodada de negociações, que provavelmente será retomada após uma semana de recesso, também em Genebra. “Espero que a segunda sessão seja mais estruturada e mais produtiva do que a primeira”, declarou Brahimi.
NULL
NULL
O conflito na Síria dura quase três anos e já deixou por volta de 130 mil mortos. O encontro entre autoridades do governo do ditador Bashar al-Assad e líderes da oposição é inédito desde o início do confronto. “Estas pessoas não se sentam à mesma mesa há três anos e não espero que tenham uma varinha mágica”, disse Brahimi, que acrescentou que os resultados provavelmente não estarão à altura das expectativas dos civis sírios, nem da amplitude da crise.
Para Brahimi, o papel influente da Rússia e dos Estados Unidos na cúpula está sendo importante para avançar o processo. “Eles estão usando sua capacidade de convencer, que vai muito além das minhas capacidades”, comparou.