Governador mexicano atribui morte de antecessor a traficantes
Governador mexicano atribui morte de antecessor a traficantes
O governador do estado de Colima, no México, atribuiu o assassinato de seu antecessor, Jesús Silverio Cavazos, ocorrido no último fim de semana, à disputa entre as facções de traficantes de drogas que agem na região.
O governador Mario Anguiana disse nesta terça-feira (23/11) que a investigação conta com o apoio do governo federal, de Felipe Calderón. Ele afirmou que as autoridades já têm pistas que poderiam levar à identificação dos assassinos.
Cavazos, que deixou o cargo há um ano, foi morto no domingo (21/11) perto de casa, na capital do estado. Os suspeitos atiraram e fugiram de caminhão. O veículo teria placa do estado de Michoacán, onde opera o cartel La Familia.
Leia mais:
Grupo armado assassina ex-governador mexicano
Crime organizado assassina sexto prefeito em um ano no México
México confirma morte de um dos líderes do Cartel de Sinaloa
“Estamos falando de pessoas profissionais e, normalmente, quando vemos este tipo de elementos, são atos muito ligados ao crime organizado, sem dúvidas”, continuou Anguiano.
O caso soma-se aos recentes crimes contra autoridades e ex-autoridades do país. Preocupado, o governador de Nuevo León, Rodrigo Medina, exigiu o esclarecimento desse crime. Outros dirigentes estaduais pedem que a segurança seja reforçada.
O México vive uma intensa onda de violência desde que Calderón assumiu o poder, em dezembro de 2006, dando início a uma ofensiva contra o crime organizado e o tráfico de drogas. A violência já deixou até o momento mais de 29 mil mortos.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL