O governo sírio e a oposição vão se reunir pela primeira vez neste sábado (25/01), anunciou o o porta-voz da ONU e da Liga Árabe nas negociações de paz que decorrem em Genebra, na Suíça, Lakhdar Brahimi.
As duas delegações já se encontraram esta manhã na sede da ONU em Genebra por cerca de meia hora, mas não se dirigiram uma à outra.
Agência Efe
Presidente Bashar Al Assad em reunião diplomática: governo e oposição se encontram pela primeira vez neste sábado
O único que tomou a palavra durante a manhã foi Brahimi, que leu uma declaração na qual se referiu à implementação do “Comunicado de Genebra”, um documento estipulado pela Rússia e pelos Estados Unidos que estabelece a formação de um órgão de governo transitório.
A oposição, representada pela Coligação Nacional Síria, afirma que só vai negociar um acordo de paz se o “Comunicado de Genebra” for assinado pelo governo. Os representantes do presidente Bashar Al Assad rebatem a exigência, dizendo que “falta de seriedade aos opositores e que eles não estão preparados” para discutir.
Segundo informações da imprensa europeia, a ONU tenta amenizar o impasse propondo medidas de cooperação mútua para resolver o conflito. Por exemplo, negociar a declaração de tréguas localizadas para permitir o envio de mantimentos e medicamentos aos que se encontram há meses cercados pelos combates.
NULL
NULL