Sexta-feira, 18 de abril de 2025
APOIE
Menu

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou na última terça-feira (24/12) um aumento de 9,5% no salário mínimo nacional. A partir de 1º de janeiro de 2025, o valor passa de 1.300.000 pesos colombianos para 1.423.500 pesos colombianos (cerca de R$ 2.060).

“No próximo ano esperamos que a inflação chegue aos 3%”, acrescentou o presidente colombiano. “Tiramos pessoas da pobreza e da fome e o salário mínimo tem aumentado”, concluiu Petro. A inflação na Colômbia em 2025 está projetada para cerca de 5%, com isso o salário mínimo crescerá em 1º de janeiro 4,5% em termos reais. É o terceiro ano consecutivo que a Colômbia, sob a Presidência de Petro, garante aumento real no salário mínimo.

Segundo a Presidência da Colômbia, com a soma do vale transporte o valor do salario mínimo chegará a 1.623.500 pesos colombianos (R$ 2.349,50).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“É um aumento no padrão de vida de todas as pessoas que vinculam sua renda ao salário mínimo”, comemorou o presidente ao assinar o decreto em Zipaquirá.

A medida foi anunciada após os setores empresarias e sindicatos dos trabalhadores não chegarem a um valor de consenso para o mínimo.

Presidencia Colombia/X
“Tiramos pessoas da pobreza e da fome”, argumento Petro sobre o terceiro aumento de salário mínimo feito pelo sue governo

Após o anúncio, o mandatário colombiano reagiu as criticas que recebeu do setor empresarial. Anteriormente à decisão o presidente da Associação Nacional de Empresários da Colômbia (Andi), Bruce Mac Master afirmou que o aumento do salario mínimo implicaria em “uma seria de repercussões”.

“O salário mínimo faz crescer a economia, não o contrário. Não é com trabalhadores escravos que a economia de um país cresce”, respondeu o presidente, acrescentando: “a sua tese, senhor Bruce, é uma mentira soberana e profunda”.