Pioneiro na utilização impressionista da harmonia e da sonoridade ao piano, o norueguês Edvard Grieg falece em sua cidade natal, Bergen, em 4 de Setembrode 1907, em decorrência de doença pulmonar que o acompanhou desde sua juventude. Era o mais forte expoente da cultura musical escandinava. As obras mais conhecidas do grande público são a suíte sinfónica Holberg, o Concerto para Piano e a suíte Peer Gynt.
Desde os 6 anos – nasceu em 15 de junhode 1843 -, teve lições de piano com sua mãe, exímia pianista. Trabalhava em especial obras de Mozart, Weber, Chopin até fazer Suas primeiras composições em de 1858. No verão do mesmo ano, o violinista Ole Bull convenceu os pais de Grieg de inscreve-lo no Conservatóriode Leipzig.
Reprodução
Retrado do pianista norueguês Edvard Grieg
Durante so a estada, frequentou o Gewandhaus onde ouviu obras de Schumann e Wagner. Deixou o conservatório em 1862, depois de apresentar sua Quatro Peças para Piano como prova final. A partir de então, começou sua carreira de pianista.
Em maio de 1863 viaja a Copenhague, onde encontra-se com Niels Gade, mestre da escola romântica escandinava e amigo de Mendelssohn e de Schumann. Copenhague era então o centro cultural da Escandinávia.
Leia também:
Com apenas 10 anos, pianista prodígio é considerada a 'nova Mozart argentina'
Hoje na História: 1886 – Morre o pianista Franz Liszt
Hoje na História: 1924 – Morre o compositor italiano Giacomo Puccini
No inverno de 1864-1865, de novo em Copenhague, encontrou-se com Rikard Nordraak, compositor do hino nacional norueguês. Com ele e outros dois compositores, participou da fundação da associação Euterpe, pela promoção da música escandinava. Compõe então Humores para Piano, opus 6, primeira de suas obras abertas à influência da música popular.
Em 1866, Grieg visita Leipzig, com quem executa suas sonatas. É em Roma que toma conhecimento que Nordraak morrera em 20 de março de 1866, em Berlim, de tuberculose. Grieg compõe então uma Marcha Fúnebre em sua memória.
Em 15 de outubrode 1866, dá seu primeiro concerto em Oslo com músicos noruegueses. Com o crítico Otto Hjelm, projeta a fundaçãode uma Academia Norueguesa de Música, que abre suas portas em 14 de janeirode 1867.
Conclui em julho a Segunda Sonata para Violino, opus 13. Em janeiro de 1874, o dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, considerado um dos criadores do teatro realista moderno, lhe pede para compor a música de cena para Peer Gynt. Em sua nova propriedade de Sandviken, mas também na Dinamarca e em Leipzig dedica-se a cumprir o pedido. A obra é concluída em julho de 1875 e a estreia se dá em 24 de fevereiro de 1876.
Veja o vídeo da peça Peer Gynt:
Após um período de esterilidade criadora, torna-se de 1880 a 1882 diretor da Sociedade Filarmônica de Bergen e termina a Sonata para Violoncelo, as Valsas-Caprichos para Dois Pianos e a Segunda Sériede Peças Líricas.
Dedicou uma parte do verão de 1884 para honrar um pedido para o bicentenário de nascimento de Ludvig Holberg. Compõe uma cantata para vozes masculinas e a Suíte Fra Holberg, obra originalmente para piano e orquestrada para cordas.
Em 1900, precisou passar três meses num sanatório em razãode dificuldades respiratórias. Imaginando que o ar de Christiana (Oslo) seria favorável à saúde, se instala no inverno de 1906-1907 em um hotel da localidade. Empreende, pouco antesde falecer, uma derradeira turnê na Dinamarca e Alemanha.
Grieg é conhecido como compositor nacionalista, que se inspirou na música folclórica norueguesa. Suas inúmeras peças curtas para piano – com frequência baseadas nas canções e danças folclóricas – levaram a que fosse cognominado o “Chopin do Norte”.
O Concerto para Piano é o seu mais popular trabalho. Algumas das Peças Líricas também são muito conhecidas. A música incidental para a peça Peer Gynt de Ibsen, que Grieg considerou um trabalho árduo para compor adequadamente, é igualmente célebre.
Veja o vídeo:
Em uma carta a um amigo, Grieg expressou sua inconformidade com o queé considerada uma de suas mais populares composições, A Dança do Rei da Montanha. Grieg compôs canções sobre letras de poetas como Heinrich Heine, Goethe, Ibsen e Hans.
Outros fatos marcantes na data:
1970 – Salvador Allende ganha primeiro turno de eleição no Chile
1996: Brasil e Bolívia assinam contrato de construção do gasoduto Santa Cruz de la Sierra-São Paulo
2009: Michael Jackson é enterrado nos EUA
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL