Índia nega mediação dos EUA em cessar-fogo com Paquistão; declaração contradiz Trump
Segundo primeiro-ministro, Narendra Modi, Nova Délhi ‘nunca aceitou, não aceita e nunca aceitará mediação’
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, negou nesta quarta-feira (18/06) que os Estados Unidos tenham mediado o cessar-fogo do conflito contra o Paquistão, iniciado em maio passado.
Modi refere-se ao cessar-fogo imediato alcançado em 10 de maio. Na ocasião, a trégua foi anunciada por Trump, com informações sobre a mediação de autoridades norte-americanas como o secretário de Estado, Marco Rubio, e o vice-presidente, J.D. Vance.
Segundo o jornal Hindustan Times, a declaração de Modi foi feita durante uma ligação entre os dois mandatários, que durou “quase 35 minutos”. Na conversa, o premiê indiano disse que “a decisão da Índia e do Paquistão de interromper as ações militares em maio foi tomada diretamente durante as negociações entre os exércitos dos dois lados e sem qualquer mediação dos EUA”.
De acordo com o periódico, citando o secretário de Relações Exteriores indiano, Vikram Misri, a ligação ocorreu a pedido de Trump após ambos não conseguirem reunir-se à margem da Cúpula do G7, realizada no Canadá na última terça-feira (17/06).
Este foi o primeiro contato entre os mandatários desde que o republicano prestou condolências a Modi pelo atentado na Caxemira, motivo que levou ao início do conflito. Em 22 de abril, na cidade de Pahalgam, homens armados atiraram contra civis em um resort turístico, matando 26 pessoas.

Premiê da Índia afirmou que Operação Sindoor contra o Paquistão “continua em andamento”
Narendra Modi/X
“Modi disse a Trump que a Índia nunca aceitou, não aceita e nunca aceitará mediação. Questões como o acordo comercial Índia-EUA ou a mediação dos EUA entre a Índia e o Paquistão não foram discutidas em nenhum momento [ou] em nenhum nível”, escreveu o jornal sobre a declaração de Misri perante a conversa.
Por sua vez, Modi também afirmou ao republicano que a Operação Sindoor, como foram denominados os ataques contra o Paquistão, “continua em andamento” como uma “guerra contra o terrorismo”.
O premiê indiano disse ainda “que a Índia responderá às balas do Paquistão com bombas”, referindo-se ao atentado ocorrido na Caxemira, dividida entre a Índia e o Paquistão desde sua independência em 1947, com ambos reivindicando o território, mas governando partes separadas dele.
Segundo o jornal libanês Al Mayadeen, a Casa Branca não comentou a ligação entre Trump e Modi. Já o The Times of India citou que o republicano convidou o premiê para visitar os EUA após o G7, que recusou citando “compromissos anteriores”. Agora, ambos devem reunir-se na Índia, mas sem informações sobre data.
(*) Com informações de Al Mayadeen, Hindustan Times e The Times of India