O ministro de Economia italiano, Vittorio Grilli, disse neste domingo (12/08) que a Itália não precisa recorrer ao fundo de resgate europeu e se mostrou confiante em que, quando estiverem operacionais, os instrumentos dispostos pelo Banco Central Europeu (BCE) atenuarão as tensões sobre a taxa de risco.
Em entrevista publicada pelo jornal italiano La Repubblica, Grilli assinalou que a Itália é atualmente “um dos países mais virtuosos do mundo e da Europa”, por isso que “não precisa de nenhuma ajuda” para nivelar o déficit: “Temos um superávit primário relevante, o próximo ano conseguiremos o equilíbrio orçamentário”.
“A única coisa que precisamos é de um pouco de tranquilidade dos mercados, que confiem no país e mantenham seus investimentos. Em outras palavras, precisamos de condições de mercado normalizadas que permitam um refinanciamento ordenado de nossa dívida em vencimento”, afirmou.
Perguntado sobre se será possível alcançar o equilíbrio orçamentário em 2013 a partir dos últimos dados sobre o crescimento da economia italiana, Grilli declarou: “Nosso objetivo é claríssimo: conseguir o equilíbrio orçamentário estrutural. Sabemos que a economia mundial se desacelera e perante um ciclo muito difícil nós realizamos um saneamento estrutural profundo”, completou.
NULL
NULL