Quarta-feira, 9 de julho de 2025
APOIE
Menu

A consultora Panel Ciudadano publicou nesta terça-feira (01/07) a primeira pesquisa realizada após as prévias do Chile, na qual a candidata presidencial Jeannette Jara, do Partido Comunista, aparece em primeiro lugar na corrida para o primeiro turno das eleições no país.

Segundo a medição, Jara tem 26% dos votos, o que configura um empate técnico com José António Kast, do Partido Republicano, que aparece com 23%. Em terceiro lugar está Evelyn Matthei, da União Democrata Independente (UDI), com 19%. Tanto Kast quanto Matthei representam a extrema direita.

Além deles, também apareceram na pesquisa o também extremista Johannes Kayser, do Partido Nacional Libertário (PNL), com 9%, o ultraliberal Franco Parisi, com 7%, e o candidato de centro-esquerda Marco Enríquez-Ominami, com 3%.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Os que disseram que votariam em branco ou nulo foram 5%, enquanto outros 7% se disseram indecisos. A pesquisa entrevistou 1,3 mil pessoas e foi realizada durante a segunda-feira (30/06).

Vitória nas prévias

A candidatura de Jara foi oficializada no último domingo (29/06), após sua vitória nas eleições prévias da coalizão governista de centro-esquerda Unidade Pelo Chile, na qual pouco mais de 1,4 milhão de pessoas participaram e deram à comunista cerca de 826 mil votos, equivalentes a 60,17% dos votos válidos.

Jeannette Jara foi oficializada como candidata presidencial da coalizão governista Unidade Pelo Chile
Partido Comunista do Chile / X

Na disputa, ela superou a candidata de centro-esquerda Carolina Tohá, do Partido Pela Democracia (PPD), que ficou com 28,07%, além de Gonzalo Winter, do Convergência Social (partido do presidente Gabriel Boric), com 9,03%, e Jaime Mulet, da Federação Regionalista Verde, terminou em quarto lugar, com 2,72%.

Cenários de segundo turno

Nos possíveis cenários de segundo turno, porém, Jara perderia contra os que, ao menos até agora, aparecem como seus principais adversários.

Em um segundo turno contra Kast, ela teria 34% contra 46% do extremista. Caso acontecesse uma disputa entre mulheres com Matthei, a comunista ficaria com 32%, contra 44% da candidata da extrema direita.

Vale lembrar que as eleições presidenciais do Chile têm seu primeiro turno marcado para o dia 16 de novembro. Caso seja necessário um segundo turno, ele ocorrerá no dia 14 de dezembro.

Com informações de Rádio Bío-Bío.