David Fernández/EFE
No dia em que a ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou o fim das buscas por vítimas do terremoto do último dia 12 no Haiti – informação desmentida pelo governo local -, um jovem foi resgatado com vida, após passar 11 dias sob os escombros de um prédio de três andares em Porto Príncipe.
Exantus Wismond Jean-Pierre, cuja idade varia de 22 a 24 anos segundo a fonte, passou 11 dias em uma cavidade formada por blocos de concreto do prédio que desabou sobre o comércio onde trabalhava até ser resgatado por uma equipe de franceses e gregos.
Tratava-se de uma loja que vendia alimentos e assim acredita-se que ele conseguiu comer e beber durante esses dias em que esteve soterrado, disse o tenente-coronel Stephane Sadak, das forças de segurança. Exantus foi levado de ambulância para um hospital francês juntamente com seus dois irmãos.
“Podemos dizer que é um milagre e esperamos que não seja o último [sobrevivente a ser resgatado]”, disse o tenente-coronel Christophe Renou, do corpo de bombeiros francês.
Depois de aproximadamente sete horas de resgate, Exantus foi retirado dos escombros. Para salvá-lo, as equipes de resgate tiveram de perfurar os blocos de concreto e escorá-los para que o rapaz fosse resgatado.
O jovem foi localizado por saqueadores que avisaram pessoas próximas, entre elas Karl Jean-Jeune, funcionário de uma emissora de tevê grega, que postou a informação no Twitter e telefonou para equipes de resgate.
No local, também estava o irmão de Wismond, Jean Elie, que afirmou: “Quatro dias atrás, sonhei que meu irmão estava vivo. Ele dizia 'venha me pegar'. Eu vim aqui todos os dias”.
Até o momento, 133 pessoas foram resgatadas com vida e cerca de 111 mil morreram, segundo dados apresentados hoje. Mas o governo haitiano informou que até domingo à noite podem ser contabilizados até 150 mil mortos.
NULL
NULL
NULL