Juan Carlos I assinou nesta quarta-feira (18/06) a lei de abdicação do trono da Espanha. Ele será sucedido por seu filho, que será proclamado rei Felipe VI amanhã em um ato no Congresso dos Deputados, diante de representantes das duas Câmaras parlamentares.
No Palácio Real de Madri, Juan Carlos de Bourbon rubricou a lei aprovada pelas duas Câmaras parlamentares e na presença das principais autoridades do Estado, e também pelo futuro monarca.
A assinatura de Juan Carlos I foi referendada pela do presidente do governo, Mariano Rajoy, e logo em seguida o rei abraçou seu filho. Os cerca de 160 convidados aplaudiram os dois, e Juan Carlos de Bourbon recebeu o gesto emocionado.
NULL
NULL
Após a assinatura, o rei cedeu ao príncipe das Astúrias seu lugar na presidência da cerimônia de sua abdicação, como símbolo da transferência da Coroa da Espanha. As duas filhas de Felipe de Bourbon e Letizia, Leonor e Sofía, se aproximaram dos avós para dar um beijo, e a cerimônia terminou com o hino nacional.
O ato solene aconteceu na Sala de Colunas do Palácio Real, no centro de Madri, cenário de importantes atos na história do país, como a assinatura, em 1985, do Tratado de Adesão da Espanha à Comunidade Europeia.