O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, desembarcou nas Ilhas Marianas do Norte, nos Estados Unidos, às 17h14 (horário de Brasília) desta terça-feira (25/06). Sua aeronave aterrissou no Aeroporto Internacional de Saipan, segundo o site FlightRadar24.
A informação também foi confirmada pela conta do WikiLeaks na plataforma X. Na publicação, destacou que a chegada de Assange ao território norte-americano é “para formalizar um acordo judicial que nunca deveria ter acontecido”.
NOW: Julian Assange has arrived on US territory at Saipan Island to formalise the plea deal that should never have had to happen. #AssangeJet pic.twitter.com/Q0Lqaaeye8
— WikiLeaks (@wikileaks) June 25, 2024
O desembarque às Ilhas Marianas do Norte faz parte do acordo estabelecido com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em troca da liberdade. A expectativa é de que às 20h (horário de Brasília) o jornalista australiano compareça ao tribunal da ilha para, em audiência, declarar-se culpado pelo vazamento de informações confidenciais relacionadas ao governo norte-americano. Para Washington, trata-se de uma violação da Lei de Espionagem.
Leia mais: Julian Assange está livre, anuncia Wikileaks
O voo decolou de Bangkok na manhã desta terça-feira, onde havia feito uma parada para reabastecimento após trajeto entre o Reino Unido e a Tailândia.
Na segunda-feira (24/06), Assange deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, após passar 1.901 dias em confinamento. A saída foi resultado de uma intensa negociação com as autoridades norte-americanas, que teriam desistido de sua extradição ao país após diversas mobilizações, em todo o mundo, em defesa da liberdade de expressão e do papel do ativista.