Uma decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins tirou do ar nesta quarta-feira (07/08) o site de notícias Diário do Centro do Mundo (DCM). A informação foi dada por Kiko Nogueira, diretor-adjunto da página, durante transmissão ao vivo no canal do YouTube.
Segundo Nogueira havia informado à Revista Fórum, o caso estaria em sigilo de Justiça, sendo que nem mesmo o DCM estava ciente sobre as motivações da decisão. Ainda de acordo com o diretor-adjunto, o advogado do site está tomando medidas para tentar reverter a decisão.
“Nosso advogado está atrás disso e me disse que retorna em breve com a solução. Acho que ele vai ter que entrar com pedido de liminar pro site voltar ao ar. Enquanto isso, nós vamos perdendo dinheiro, audiência e, no limite, o que eles querem é quebrar o DCM“, disse Nogueira.
Porém, de acordo com o Uol, a medida é resultado de um processo contra o DCM movido pela deputada estadual Janad Valcari, do Partido Liberal (PL) do Tocantis.
Isso por que, em novembro de 2023, o site veiculou uma reportagem no qual apontava que a parlamentar havia faturado R$ 23 milhões por meio de um esquema que envolviam prefeituras e a banda Barões da Pisadinha. Valcari foi empresária do grupo até dezembro daquele ano e agora é pré-candidata à Prefeitura de Palmas.
Ainda segundo o portal de notícias, a decisão do Tribunal fala em “tentativas infrutíferas” de contatar o DCM e com a “impossibilidade técnica” de suspender o link da matéria, foi optado a derrubada completa do site.
“[Foi] necessário adotar uma medida alternativa para garantir a efetividade da decisão judicial”, disse o Tribunal.
No entanto, Nogueira afirmou que o DCM não recebeu qualquer notificação sobre o caso, chamando a decisão de “loucura”.
Até o fechamento desta reportagem, o DCM segue fora do ar.
(*) Com Revista Fórum.