Segunda-feira, 21 de abril de 2025
APOIE
Menu

Justin Trudeau anunciou nesta segunda-feira (06/01) deixou de ser o primeiro-ministro do Canadá, após nove anos no comando do país. O político também abandonou o posto de líder do Partido Liberal, que ocupa há 12 anos.

No comunicado em que divulgou a decisão, Trudeau enfatizou o fato de que o Parlamento do país está paralisado há meses, “apesar dos melhores esforços para superar esta crise, no que tem sido o período mais longo da história em que a casa tem funcionado com quórum insuficiente”.

“Pretendo deixar o cargo de líder do partido (Partido Liberal) e de primeiro-ministro, para permitir que o partido eleja seu próximo líder através de um processo competitivo nacional robusto”, comentou o agora ex-premiê.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Em outro momento da sua declaração, Trudeau disse que “este país merece uma opção real nas próximas eleições e tornou-se claro para mim que, se tiver de travar batalhas internas, eu não posso ser a melhor opção nessas eleições”.

Picryl
Trudeau era primeiro-ministro do Canadá desde 2015

Trudeau era líder do Partido Liberal desde 2013 e assumiu como primeiro-ministro do Canadá em novembro de 2015, após o fim do governo de Stephen Harper, do Partido Conservador.

De acordo com pesquisa da consultora Angus Reid, publicada em dezembro de 2024, Trudeau conta com o apoio de 16% da população, o menor índice de popularidade de um primeiro-ministro canadense em 157 anos. A pesquisa também mostra uma queda importante no apoio ao Partido Liberal.

A imprensa local afirma que, nos próximos dias, deve ser anunciado um calendário para as novas eleições legislativas, que determinarão a nova formação do Parlamento. O partido que alcançar a maioria nesse pleito escolherá o novo primeiro-ministro. A data da votação deve ser no primeiro semestre de 2025.