O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, se reunirá na próxima quinta-feira (12/09) em Genebra com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, para analisar a situação na Síria, confirmou nesta terça-feira uma fonte do governo americano à emissora CNN.
Durante ida nesta manhã (10) à Câmara dos Deputados, Kerry afirmou que tinha conversado hoje com Lavrov e que esperava que o diplomata russo enviasse nas próximas horas os detalhes de uma proposta diplomática que daria fim ao arsenal de armas químicas do presidente sírio, Bashar al Assad.
Kerry insistiu na necessidade de um plano “vinculativo” e que a comunidade internacional tenha “acesso sem limites a todas as instalações” de armas químicas na Síria.
Como alternativa a uma represália militar, Estados Unidos e Rússia buscam chegar a um acordo no Conselho de Segurança da ONU para exigir que a Síria entregue suas armas químicas, sob pena de enfrentar consequências graves.
NULL
NULL
A Casa Branca anunciou também que os presidentes Barack Obama e François Hollande, da França, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, concordaram em trabalhar juntos e com consultas a Rússia e China para analisar o plano russo.
Mas na tarde de hoje o Conselho de Segurança da ONU cancelou na última hora a reunião extraordinária convocada pela Rússia, que devia abordar os últimos eventos sobre a crise na Síria.