O ex-banqueiro Mark Carney assumiu o lugar de Justin Trudeau como líder do Partido Liberal do Canadá, com 85,9% dos votos. Ainda esta semana, ele deve ser nomeado primeiro-ministro interino e convocar eleições.
Seu discurso de aceitação do cargo enfatizou a intensão de enfrentar as ameaças do presidente norte-americano Donald Trump de guerra comercial e de anexar o Canadá ao território dos Estados Unidos.
“Os Estados Unidos não são o Canadá. E o Canadá nunca, jamais fará parte dos Estados Unidos de nenhuma maneira, formato ou forma”, disse Carney em discurso na noite de domingo (09/03) para uma multidão. “No comércio, como no hóquei, o Canadá vencerá”, acrescentou.
No pleito, que deve ocorrer antes de outubro, Carney enfrentará Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador. Algumas sondagens eleitorais mostravam uma vantagem de mais de 20 pontos do Partido Conservador sobre os Liberais.
O Canadá enfrenta problemas de alto custo de vida e moradia e culpam os nove anos do governo Trudeau por isso. Após a pandemia de covid-19, seu governo supervisionou um intenso aumento da imigração pela falta de mão-de-obra no país. Os canadenses avaliam que isso ajudou a aumentar tais custos.
Sondagens mostram liberais à frente dos conservadores
A preferência do eleitorado, entretanto, mudou desde que o primeiro-ministro Trudeau, também liberal, renunciou e, mais ainda, com as ameaças de Trump. As últimas pesquisas mostraram que os eleitores preferiam Carney à Poilievre, sobretudo porque os canadenses veem o conservador como ideologicamente demasiado próximo a Trump.

O novo líder do Partido Liberal do Canadá Mark Carney em seu discurso de aceitação do cargo domingo (09/03)
“Trump acha que pode nos enfraquecer com seu plano de dividir e conquistar. O plano de Pierre Poilievre nos deixará divididos e prontos para sermos conquistados. Porque uma pessoa que venera no altar de Trump se ajoelhará diante dele, não se levantará para combate-lo”, disse Carney.
“Este é um momento que define a nação. A democracia não é algo garantido. A liberdade não é algo garantido. Nem mesmo o Canadá é algo garantido”, disse Trudeau emocionado em seu discurso de despedida.
Experiência em administrar crises econômicas
Mark Carney, de 59 anos, tornou-se respeitado por sua capacidade de administrar crises quando chefiava o Bando do Canadá durante a crise financeira de 2008. O Canadá se recuperou da crise mais rápido do que a maioria dos países.
Em 2013, ele se tornou o primeiro não cidadão britânico a dirigir o Banco da Inglaterra. Os dois grandes partidos do Reino Unido elogiaram sua nomeação como líder dos liberais canadenses.
Sua escolha como líder dos liberais marca uma ascensão relâmpago do ex-alto funcionário público. Ele derrotou por ampla maioria sua principal rival e amiga, Chrystia Feeland, ex-ministra das Finanças, cuja saída do governo Trudeau desencadeou sua renúncia. Ela obteve 8% dos votos.
O Partido Liberal é o mais antigo do Canadá e o que tem mais anos ativo. Dominou a política federal do país durante a maior parte da sua história, governando por 70 anos no século passado. Ele se considera um partido de centro-esquerda que adota o social-liberalismo.
Seu adversário mais forte é o Partido Conservador, de centro-direita, e o Novo Partido Democrata, considerado mais à esquerda.