Os membros do governo do Níger detidos pelos autores do golpe de Estado ocorrido na quinta-feira passada foram libertados neste sábado, confirmou à agência Efe uma fonte próxima à oposição.
“Os ministros que tinham sido detidos por oficiais do Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSRD) recuperaram a liberdade e voltaram para suas famílias”, disse a fonte, segundo a qual a decisão foi adotada nesta manhã e aplicada horas depois.
Os membros do gabinete foram detidos pelos golpistas durante o assalto ao palácio presidencial nigerino na quinta-feira passada, quando participavam de um conselho de governo presidido pelo chefe de Estado deposto, Mamadou Tandja.
Após o sucesso da ação e a captura do presidente, os golpistas distribuíram os ministros por diferentes quartéis da capital nigerina. Tandja foi levado para um campo militar na região de Dosso, no oeste do país e a cerca de 140 quilômetros da capital Niamey. Ainda não se sabe a sua atual situação.
Os dirigentes do CSRD anunciaram a dissolução do governo, a suspensão da Constituição, a instauração do toque de recolher e o fechamento das fronteiras do Níger.
Protesto
Cerca de 10 mil nigerinos se reuniram neste sábado em Niamey em uma manifestação de apoio aos militares que derrubaram o governo do presidente Mamadou Tandja, segundo a Folha Online.
NULL
NULL
NULL