Líderes mundiais parabenizaram no domingo (26/10) e nesta segunda-feira (27/10) a presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), que foi reeleita para um segundo mandato com 51,64% dos votos válidos. Ela venceu o candidato Aécio Neves (PSDB).
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, classificou o triunfo de Dilma como “vitória da inclusão social e da integração regional”. “Esta vitória, depois de uma campanha árdua, mostra a sociedade brasileira reafirmando seu compromisso inabalável com o projeto político de assegurar o crescimento econômico com inclusão social”, afirmou.
Uma foto publicada por Cristina Fernández de Kirchner (@cristinafkirchner) em
O presidente do Equador, Rafael Correa, parabenizou Dilma pelo Twitter. “Maravilhoso triunfo de Dilma no Brasil. Nosso gigante segue com o Partido dos Trabalhadores”, disse.
Maravilloso triunfo de Dilma en Brasil. Nuestro gigante sigue con el Partido de los Trabajadores. Felicitaciones Dilma, Lula, Brasil!!!
— Rafael Correa (@MashiRafael) 26. Oktober 2014
NULL
NULL
Por sua vez, o mandatário da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou, em comunicado, que “a vitória da presidenta Dilma Rousseff é o resultado de uma extraordinária mobilização das forças populares do Brasil, que mais uma vez demonstram o elevado nível de consciência política e de compromisso com a união da região sul-americana, latino-americana e caribenha, que, sem dúvida alguma, garantirá a continuidade do processo de construção da Pátria Grande, como sonharam os libertadores Simón Bolívar e o herói José Ignacio Abreu de Lima”.
Victoria de Dilma en Brasil..Victoria del Pueblo..Victoria de Lula y su Legado.Victoria de los pueblos de América Latina y El Caribe..
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 26. Oktober 2014
O presidente da Bolívia, Evo Morales, saudou o “triunfo da companheira Dilma” e a “continuidade do modelo de mudança do Brasil e da região, as coincidências programáticas e o triunfo e o respaldo popular a políticas orientadas ao engrandecimento de nossos países com soberania”.
A vitória de Dilma também repercutiu na Europa. Em telegrama enviado à brasileira, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que “fica feliz em poder continuar nosso trabalho conjunto”. “Brasil e Alemanha enfrentam grandes desafios e estou confiante de que somente podemos superá-los de forma responsável e juntos, como parceiros próximos”, disse.
Reprodução
A chancelaria da França também emitiu uma nota parabenizando “calorosamente” Dilma pela reeleição e afirmando que pretende trabalhar em “estreita colaboração” com o governo brasileiro em temas comuns aos dois países.
Reprodução