Sábado, 14 de junho de 2025
APOIE
Menu

Atualização às 13h28.

Presidentes e líderes políticos de todo o mundo parabenizam Claudia Sheinbaum pela vitória nas eleições presidenciais mexicanas deste domingo (02/06). A candidata pelo partido Movimento de Regeneração Nacional (Morena) será a primeira mulher presidente do país

Apoiada pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, Sheinbaum irá comandar o México até 2030.  Ela alcançou o cargo mais importante do país com uma altíssima votação, obtendo pouco mais de 58% das preferências, e mais que dobrando a votação da sua principal adversária, a senadora direitista Xóchitl Gálvez, que angariou cerca de 28%.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Confira os líderes mundiais que enviaram mensagens a Sheinbaum: 

Lula, Brasil:

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou a sucessora de AMLO, quem o mandatário disse ter feito um “governo extraordinário”, e afirmou estar feliz pela eleição de Sheinbaum: uma “vitória da democracia”.

Lula ainda afirmou que viajar ao México ainda este ano para fortalecer “nossas relações comerciais”.

Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheinbaum por ser uma mulher progressista à frente da Presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro Andrés Manuel López Obrado que fez um governo extraordinário. Eu pretendo viajar ao México este ano para fortalecer nossas relações comerciais. Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países”, declarou.

Xiomara Castro, Honduras

Na América Latina, a presidente de Honduras, Xiomara Castro, que até então era a única mandatária mulher eleita no continente, ligou para Sheinbaum em uma conversa em que concordaram em “trabalhar juntas pela unidade da América Latina e do Caribe”.

“Como primeira mulher presidente de Honduras, estendo meus sinceros parabéns à primeira mulher presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, por ter alcançado uma retumbante vitória eleitoral de mãos dadas com o povo do México e nosso amigo (presidente Andrés Manuel) López Obrador”, disse Castro por meio das redes sociais. 

Nicolás Maduro, Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por sua vez, considerou que a vitória de Sheinbaum, resultado de grande participação popular no pleito, foi uma “extraordinária demonstração de civilidade e democracia”.

“Parabenizo este nobre povo, sua presidente eleita Claudia Sheinbaum, o Partido Morena, o PT e os movimentos sociais. Parabéns ao presidente López Obrador, que é um grande líder do México e do nosso continente. Esta é uma grande vitória para a Grande Pátria. Abraço vocês! Viva o México!”, disse o chefe de Estado venezuelano.

Caracas ainda emitiu uma nota oficial por meio do Ministério das Relações Exteriores parabenizando o México pela vitória “sobre as forças retrógradas da direita”. O documento elogiou o fim do mandato de López Obrador e foi finalizado ao dizer que “o triunfo do povo mexicano envia uma mensagem de esperança de derrota das forças ultraconservadoras e golpistas”. 

Miguel Díaz-Canel, Cuba

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, saudou a “eleição histórica de Claudia Sheinbaum como presidente do México”.


“Desejamos a ela sucesso em sua gestão, a primeira para uma mulher nesse cargo. “Conte com a disposição cubana para continuar fortalecendo a carinhosa fraternidade que une nosso povo”, disse o mandatário da ilha. 

Daniel Ortega, Nicarágua

O governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou uma mensagem à presidente eleita do México, na qual afirmava que “em nome do nosso povo e governo, e claro, em nome das heroicas mulheres nicaraguenses, felicitamos hoje a sua vitória histórica, que a torna a primeira mulher presidente de seu país”. 

“Temos a certeza de que a sua seriedade, firmeza e amor demonstrado pelo México e pelas suas famílias serão fatores decisivos para os seus sucessos, ou seja, para os novos triunfos do povo mexicano”, assinala ainda o texto oficial.

Gustavo Petro, Colômbia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, destacou que o México “elegeu uma progressista como a primeira mulher presidente da sua história. É um triunfo para o povo mexicano e para a sua democracia”, escreveu nas redes sociais. 

“Parabéns à minha amiga Claudia Sheinbaum, juntos trabalharemos para ver a América Latina unida e progredindo”, disse o líder colombiano. 

Luis Arce, Bolívia

“Da Bolívia celebramos e enviamos os mais sinceros parabéns à irmã Claudia Sheinbaum pela contundente vitória nas eleições gerais e por fazer história ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência do país irmão México”, escreveu o presidente do país, Luis Arce. 

O mandatário ainda saudou “todo o povo mexicano pela sua vocação democrática e ampla participação no processo eleitoral”, e tratou sobre as relações diplomáticas entre Sucre e Cidade do México: “Estamos convencidos de que as relações entre os nossos povos serão fortalecidas para continuarmos trilhando o caminho da fraternidade, da cooperação e da solidariedade, além de mantermos a nossa visão de desenvolvimento, integração regional e compromisso com um mundo multipolar”. 

Bernardo Arévalo, Guatemala 

Já o presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, reconheceu também o feito mexicano em eleger sua primeira presidente mulher. “Junto com ela, celebra um povo fortalecido pela democracia e pela esperança de um futuro melhor”, declarou. 

Por meio das redes sociais, Arévalo desejou “parabéns e respeito pela contundente vitória” de Sheinbaum após realizar uma ligação de telefone com a presidente eleita. 

“Assumo um compromisso público: lembrem-se de que têm na Guatemala um aliado disposto a trabalhar em conjunto para aumentar a solidariedade, o respeito pela vida e a prosperidade geral do nosso povo”, escreveu ainda o líder guatemalteco. 

Mario Delgado/Twitter
Claudia Sheinbaum irá comandar o México até 2030 após ser eleita com 53% dos votos
Rodrigo Chaves, Costa Rica

Por sua vez, a presidência da Costa Rica, sob liderança de Rodrigo Chaves, destacou a irmandade que existe entre as duas nações.

“Parabéns Claudia Sheinbaum por conquistar a presidência democraticamente e por ser a primeira mulher a presidir o México”, declarou Chaves por meio de uma mensagem nas redes sociais. 

Santiago Peña, Paraguai

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também escreveu uma mensagem de felicitação a Sheinbaum por ter sido a primeira presidente mulher eleita do México, além de reconhecer a “participação massiva” da população nas eleições. 

“Esperamos que neste novo ciclo que se inicia continuemos trabalhando juntos pelo bem-estar dos nossos países”, finalizou. 

Luis Lacalle Pou, Uruguai

O presidente de direita do Uruguai, Luis Lacalle Pou, não deixou de escrever à progressista vitoriosa no México.

“Parabéns à presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum. Desejo-lhe sucesso na sua gestão e trabalharemos para fortalecer ainda mais os laços entre os nossos países”. 

Gabriel Boric, Chile

Gabriel Boric, presidente do Chile, também parabenizou Sheinbaum por meio de uma mensagem nas redes sociais. “Parabéns a Claudia Sheinbaum por se tornar a primeira mulher presidente do México”, escreveu. 

“Espero que a sua liderança e o seu programa de progresso social inspirem a região e continuem a unir-nos como países irmãos. Um abraço a todo o povo mexicano”, disse Boric. 

Laurentino Cortizo, Panamá

Outro representante da direita na América Latina que concedeu parabenizações a Sheinbaum foi o presidente do Panamá, Laurentino Cortizo. 

“Felicito o povo mexicano pelo exercício democrático realizado e pela sua presidente eleita 

“Claudia Sheinbaum, a primeira mulher a ocupar este importante cargo na história do México. Sucesso na sua gestão e que as boas relações entre nossos países continuem!”, declarou. 

John Brice, Belize

O primeiro-ministro de Belize, John Brice, parabenizou Sheinbaum também por mensagem nas redes sociais. “Ela é a primeira mulher a ser eleita presidente do México em 214 anos de independência daquele país”, escreveu.

“Belize e México partilham laços fortes e esperamos continuar a manter relações benéficas”, declarou ainda.

Na América Latina os presidentes que ainda não enviaram mensagens à presidente eleita do México foram: Javier Milei (Argentina), Daniel Noboa (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Chan Santokhi (Suriname), Nayib Bukele (El Salvador), Garry Conille (Haiti), Luis Abinader (República Dominicana) Dina Boluarte (Peru). 

Rússia

Fora da América Latina, as autoridades russas uniram-se para felicitar Sheinbaum: “Parabenizamos a Sra. Sheinbaum por este sucesso impressionante”, declarou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, acrescentando que os dois países mantiveram  “um diálogo político e uma cooperação muito frutíferos durante muito tempo”.

Pedro Sánchez, Espanha

Como um dos únicos líderes europeus a parabenizar Sheinbaum pelo resultado eleitoral, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, escreveu: “Pela primeira vez na sua história, o México terá uma mulher à frente da Presidência”.

“Continuaremos trabalhando para fortalecer as relações entre Espanha e México”, completou.

(*) Com TeleSUR