Sábado, 14 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil vai ajudar a construir uma hidrelétrica no Haiti. Uma visita ao país está agendada para essa semana, quando Lula se reúne com o presidente haitiano, René Preval.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula lembrou que o governo brasileiro já destinou 375 milhões de reais a investimentos no Haiti, além dos 15 milhões previstos no Plano de Recuperação do país.

“Estamos dispostos a fazer tudo o que for necessário para que a gente possa reconstruir o Haiti junto com outros países da Europa, subordinados a uma coordenação das Nações Unidas”, disse Lula.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Leia mais:

Para os ricos de Porto Príncipe, era como se o terremoto tivesse acontecido num lugar distante

O projeto da hidrelétrica, segundo o presidente, já foi concluído pelo Exército e a estratégia do governo é apostar em financiamentos para que empresas brasileiras trabalhem na construção do local.

A medida, de acordo com Lula, vai contribuir para a agricultura haitiana e para o fornecimento de energia no país. “É uma grande contribuição que o Brasil vai dar ao Haiti”, afirmou.

Giro latino-americano

Ao comentar o roteiro de viagem a quatro países da América Latina nos próximos dias, o presidente afirmou que o giro é uma chance para fortalecer o continente. Ele lembrou que esta será a primeira vez que a região do Caribe é incluída no roteiro.

“Fizemos a primeira reunião entre todos os países da América Latina e do Caribe na Bahia, em dezembro de 2008. Foi a primeira vez que se conseguiu reunir todos os países sem a participação dos norte-americanos ou do Canadá”.

Leia mais:

Lula vai a Cuba na próxima semana e terá encontro com Fidel

Para Lula é um fórum novo, que permite discutir os problemas desses países com mais desenvoltura e, ao mesmo tempo, descobrir as potencialidades de investimentos mútuos, de trocas comerciais e de entrosamento na área política e cultural.

Sobre a visita a Cuba, o presidente destacou o projeto de recuperação do Porto de Mariel como investimento prioritário. Outra medida que será apresentada pelo governo brasileiro é a recuperação da rede hoteleira no país. Segundo Lula, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, já está em Havana para consolidar acordos.

“A Petrobras vai fazer uma fábrica de óleo combustível em Havana e também está preparando os estudos para fazer o teste de prospecção para ver se achamos petróleo em Cuba. E tudo isso nós pretendemos que aconteça este ano”.

Lula anuncia que Brasil vai ajudar a construir hidrelétrica no Haiti

NULL

NULL

NULL