Lula confirma presença na 9ª Cúpula da CELAC e quer fortalecer unidade regional
Presidente do Brasil se comprometeu a estreitar relações com nações da América Latina e do Caribe durante evento na próxima quarta-feira (09), em Honduras
A Embaixada do Brasil em Honduras confirmou nesta terça-feira (01/04) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na 9ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), marcada para o dia 9 de abril, em Tegucigalpa, na qualidade de presidente pro tempore do bloco.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o mandatário brasileiro reafirmou a sua dedicação em estreitar as relações com as nações da América Latina e do Caribe, além de enfrentar os desafios compartilhados da região.
Comunicamos que hoy por la tarde nuestro colega, el Canciller de Brasil el Emb. Mauro Vieira, nos ha confirmado la grata noticia del la participación del Excelentísimo Señor Luis Inácio Lula Da Silva, @LulaOficial Presidente de la República Federativa de Brasil 🇧🇷, a la IX… pic.twitter.com/e1KzCCnMeF
— Enrique Reina (@EnriqueReinaHN) April 2, 2025
A cúpula da CELAC desta edição tem como objetivo fortalecer a unidade regional por meio de debates referentes a questões de interesse mútuo entre os 33 países-membros, como desenvolvimento sustentável, segurança e integração econômica.
Em coletiva, o ministro das Relações Exteriores hondurenho, Enrique Reina, detalhou que o evento terá impactos “muito positivos” para determinar posições principalmente referentes à defesa do princípio da América Latina e do Caribe como zona de paz.
A agenda divulgada pelo chanceler também inclui a aprovação da Declaração de Tegucigalpa, que orientará as ações políticas e de integração do CELAC, além da entrega da Presidência rotativa do bloco ao presidente colombiano Gustavo Petro.
(*) Com Telesur
