Quinta-feira, 24 de abril de 2025
APOIE
Menu

A Embaixada do Brasil em Honduras confirmou nesta terça-feira (01/04) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na 9ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), marcada para o dia 9 de abril, em Tegucigalpa, na qualidade de presidente pro tempore do bloco.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o mandatário brasileiro reafirmou a sua dedicação em estreitar as relações com as nações da América Latina e do Caribe, além de enfrentar os desafios compartilhados da região.

A cúpula da CELAC desta edição tem como objetivo fortalecer a unidade regional por meio de debates referentes a questões de interesse mútuo entre os 33 países-membros, como desenvolvimento sustentável, segurança e integração econômica.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Em coletiva, o ministro das Relações Exteriores hondurenho, Enrique Reina, detalhou que o evento terá impactos “muito positivos” para determinar posições principalmente referentes à defesa do princípio da América Latina e do Caribe como zona de paz.

A agenda divulgada pelo chanceler também inclui a aprovação da Declaração de Tegucigalpa, que orientará as ações políticas e de integração do CELAC, além da entrega da Presidência rotativa do bloco ao presidente colombiano Gustavo Petro.

(*) Com Telesur