Segunda-feira, 16 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua participação na cúpula do G7, que ocorrerá na próxima semana no Canadá, durante uma conversa telefônica realizada nesta quarta-feira (11/06) com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

O chefe do Executivo agradeceu o convite para participar do evento, “assinalando a contribuição positiva que o Brasil pode oferecer aos temas que serão debatidos, entre os quais se incluem segurança energética, minerais críticos e inteligência artificial”, informou o Palácio do Planalto, em nota oficial.

Lula e Carney destacaram “a convergência entre Brasil e Canadá na defesa da democracia, do multilateralismo e do livre comércio”, acrescenta o comunicado.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Brasil é convidado para a cúpula do G7. Em 2023, o país participou da cúpula realizada em Hiroshima, no Japão, e em 2024, da reunião sediada em Fasano, na Itália. Em todas essas ocasiões, a delegação brasileira foi encabeçada pelo presidente Lula.

O encontro deste ano ocorrerá entre os dias 15 e 17 de junho, na cidade de Kananaskis, no estado de Alberta, e pode marcar o primeiro encontro presencial entre o presidente brasileiro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem Lula ainda não conversou diretamente.

Lula confirma participação no G7
Lula confirma participação no G7
Ricardo Stuckert / PR

Lula na Europa

Nos últimos meses, Lula tem priorizado sua agenda internacional, com uma visita de uma semana à França, encerrada na última segunda-feira (09/06), além de viagens recentes à China e à Rússia, realizadas no mês passado.

Na última semana, o presidente brasileiro esteve em Paris, capital francesa, onde seguiu de uma programação que incluiu desde uma sessão privada como convidado de honra na Academia Francesa até um encontro com a prefeita Anne Hidalgo.

Lula também participou do Fórum Empresarial Brasil-França, que reuniu autoridades e cerca de 600 empresários dos dois países. Durante sua passagem, o presidente afirmou, em coletiva de imprensa realizada no sábado (07/06), que 15 empresas francesas com atuação em setores diversos no Brasil anunciaram planos de investir R$ 100 bilhões no país ao longo dos próximos cinco anos.

Em Mônaco, Lula esteve presente no encerramento do Fórum de Economia e Finanças Azuis, no domingo (08/06). Durante o evento, ele defendeu a exploração sustentável dos oceanos e reiterou a necessidade de avançar na ratificação do novo tratado sobre biodiversidade em águas internacionais.

(*) Com Ansa