Lula e Trump sinalizam cooperação para combate ao crime organizado
Em conversa com presidente dos EUA, líder brasileiro destacou esforços do governo federal contra grupos criminosos e pediu ‘avanço rápido’ em negociações para fim de tarifaço
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou nesta segunda-feira (02/12) com seu homólogo norte-americano, Donald Trump, sobre as tarifas dos Estados Unidos impostas aos produtos brasileiros e a cooperação entre os dois países.
Segundo uma nota do Palácio do Planalto, sede da Presidência brasileira, a ligação entre os dois presidentes durou 40 minutos. “Ambos tiveram uma conversa muito produtiva e trataram de temas da agenda comercial, econômica e de combate ao crime organizado”, detalhou.
Telefonei nesta terça-feira (2) para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na chamada, que durou 40 minutos, tivemos uma conversa muito produtiva sobre nossa agenda comercial e econômica e sobre o combate ao crime organizado.
Indiquei ter sido muito positiva a decisão…
— Lula (@LulaOficial) December 2, 2025
Na reunião, Lula elogiou como “muito positiva” a decisão dos EUA em retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. O líder brasileiro levou à conversa que “outros produtos tarifados precisam ser discutidos entre os dois países”. “O Brasil deseja avançar rápido nessas negociações”, acrescentou.
Outro tema tratado entre os dois mandatários foi a cooperação para o combate ao crime organizado transnacional. “Destaquei as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e que identificaram ramificações que operam a partir do exterior”, declarou Lula.

Reunião entre Lula e Trump em Kuala Lumpur
Ricardo Stuckert / PR
Segundo o Palácio do Planalto, Trump “ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil, com apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”.
A concordância entre os dois países se dá em meio às ofensivas dos EUA no Caribe sob justificativa de combate ao narcotráfico. As ofensivas contra barcos que Washington considera suspeitos, sem provas, foram iniciadas no começo de setembro e deixaram cerca de 80 mortos.
A ligação entre Lula e Trump dá continuidade ao processo de reaproximação entre os dois presidentes, iniciado no encontro que tiveram em outubro, em Kuala Lumpur, após a crise diplomática causada pelo tarifaço contra exportações brasileiras anunciado por Trump em julho.
(*) Com Ansa e Brasil247























