Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

Durante visita oficial a La Paz, nesta terça-feira (09/07), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, felicitou o governo da Bolívia e seu presidente, Luis Arce, por terem superado a tentativa de golpe de Estado ocorrida no dia 26 de junho.

“Quero agradecer ao presidente Arce por me receber neste momento em que as instituições bolivianas mostraram seu valor frente a uma grave ameaça. Minha vinda nesta agenda diplomática e comercial simboliza mais que a retomada de uma relação de amizade”, afirmou o mandatário brasileiro.

Campanha Free Palestine

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Em seu discurso, Lula recordou os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, para ressaltar que ambos os países enfrentaram tentativas recentes de golpes de Estado. “Assim como no Brasil, a democracia boliviana prevaleceu após um longo caminho entrecortado por golpes e ditaduras”, disse o petista.

O encontro entre Lula e Arce também marcou o aprofundamento das relações comerciais e diplomáticas entre os dois países, além do avanço de projetos em comum, alguns deles iniciados durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016).

“O Brasil e a Bolívia têm uma excelente cooperação no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e também podemos trabalhar juntos para combater os incêndios no Pantanal. Além disso, assinamos hoje diversos projetos para fortalecer a capacidade de agentes públicos de combaterem o tráfico de pessoas e de drogas e melhorarem a gestão migratória”, lembrou o mandatário.

Lula também falou sobre “a integração física e energética da região passa necessariamente por nossos países”, e destacou que “o engajamento boliviano é chave para a conclusão do conjunto de rotas que o Brasil tem chamado de Quadrante Rondon”.

Ricardo Stuckert / Presidência da República
Lula e Arce tiveram novo encontro em La Paz um dia após reunião bilateral durante Cúpula do Mercosul

“Com a construção da ponte binacional sobre o rio Mamoré, o transporte de bens ficará mais barato, beneficiando em particular os estados de Beni e Pando, na Bolívia, e Rondônia e Acre no Brasil”, completou o presidente brasileiro.

O encontrou entre Lula e Arce ocorre no dia seguinte à 64ª Cúpula do Mercosul, realizada na cidade de Assunção, capital do Paraguai, evento no qual foi oficializada a adesão da Bolívia como membro pleno do bloco sul-americano.