Em mensagem publicada nesta quarta-feira (05/06), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva felicitou o premiê indiano Narendra Modi por ter conquistado o terceiro mandato consecutivo nas eleições realizadas este ano no país.
Modi obteve uma vitória agridoce nas eleições da Índia, segundo os resultados divulgados nesta mesma quarta-feira. Seu partido, o ultranacionalista Partido do Povo Indiano (BJP, por sua sigla em inglês), foi o mais votado, e garantiu o comando do país por mais cinco anos. Porém, teve um desempenho eleitoral abaixo do esperado e precisou formar uma coalizão com outros setores para garantir governabilidade.
“Desejo ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, um terceiro mandato de muito êxito na promoção do desenvolvimento sustentável, no combate às desigualdades e no fortalecimento da cooperação entre nossos países”, disse Lula.
O texto foi acompanhado de uma foto dos dois mandatários realizada durante a cúpula do G20 no ano passado, realizada em Nova Delhi, capital da Índia.
Lula também disse que “Brasil e Índia são aliados no enfrentamento das injustiças da ordem internacional e no combate à fome e à pobreza”.
Ao encerrar a mensagem, o presidente brasileiro convidou Modi para uma reunião bilateral durante os dois eventos em que ambos se encontrarão este ano: a cúpula do G20 e o encontro de chefes de estado do Fórum Índia-Brasil-África do Sul (IBAS), ambos programados para o mês de novembro, no Rio de Janeiro.
“Que possamos nos reunir nas Cúpulas do G20 e do IBAS aqui no Brasil e seguir trabalhando juntos”, completou Lula.