O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA) pela eleição no Uruguai após o pleito deste domingo (24/11).
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu o mandatário brasileiro nas redes sociais.
Lula ainda afirmou que “essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe”. “Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, garantiu o brasileiro.
Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @OrsiYamandu, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e…
— Lula (@LulaOficial) November 25, 2024
O candidato Yamandú Orsi venceu a eleição presidencial do Uruguai, realizada neste domingo (24/11) com 49,5%, segundo boca de urna da pesquisa Cifra com base na metade das urnas apuradas pela Corte Eleitoral do país.
O político progressista aliado do ex-presidente José “Pepe” Mujica saiu vitorioso sobre seu oponente, Álvaro Delgado, do direitista Partido Nacional (PN), que representava a continuidade do atual mandatário Luis Lacalle Pou, e recebeu 45,90% dos votos, de acordo com a consultoria.
Outras pesquisas de boca de urna apontam o mesmo cenário, com leves mudanças na porcentagem de votos para Orsi. De acordo com a consultora Opción Consultoires, Orsi obteve 48,7% contra 46,7% de Delgado; para a Equipos Consultores, o candidato de esquerda foi eleito com 49% dos votos contra 46,6% do presidenciável de direita; e para a Usina de Percepción Ciudadana, Orsi angariou 50,1% e Delgado, 45,7%.
O atual mandatário Luis Lacalle Pou ligou para o presidente eleito para parabenizá-lo e para se “colocar sob seu comando e iniciar a transição assim quando entender que é pertinente”, segundo escreveu em suas redes sociais.
Yamandú Orsi é ex-governador do departamento (província) de Canelones, região que conforma boa parte do que se considera como a Grande Montevidéu. Sua gestão marcada por uma alta aprovação o ajudou a vencer as prévias frenteamplistas contra a prefeita da capital Carolina Cosse, cujo governo também é muito bem avaliado – Cosse agora é sua a vice-presidente eleita.
Outro fator que favoreceu Orsi e a Frente Ampla é a comoção em torno do ex-presidente Pepe Mujica (2010-2015) que sofre de um câncer no esôfago. Apesar de estar submetido a um tratamento, e mesmo aos seus 89 anos, o ex-guerrilheiro tupamaro participou dos comícios da coalizão progressista, sempre enfatizando, em seus discursos, que esta eleição marcará sua “despedida da política”.