Lula se reúne com candidata de esquerda do Equador: ‘defesa da democracia e justiça social’
Encontro com Luisa González ocorreu durante visita ao Uruguai, para posse do novo presidente do país, Yamandú Orsi
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu neste sábado (01/03) com a política equatoriana Luisa González, candidata do partido Revolução Cidadã nas eleições presidenciais em seu país.
O encontro aconteceu em Montevidéu, onde ambos viajaram para participar da cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi.
Após a reunião, Lula escreveu uma mensagem em suas redes sociais, contando que aceitou o pedido de Luisa, representante do principal partido de esquerda do Equador, para uma conversa sobre temas políticos regionais.
“Tratamos do contexto político na América do Sul, expressamos nossa concordância na importância do fortalecimento da democracia e da justiça social no continente”, comentou o presidente
Recebi @LuisaGonzalezEc, candidata a presidenta do Equador, para uma conversa na manhã desse sábado a pedido dela. Tratamos do contexto político na América do Sul. Expressamos nossa concordância na importância do fortalecimento da democracia e da justiça social no continente.… pic.twitter.com/KdGhCbkKEG
— Lula (@LulaOficial) March 1, 2025
Lula também manifestou seu desejo de que “as eleições no segundo turno no Equador transcorram de forma pacífica e dentro da normalidade, e que a vontade do povo equatoriano prevaleça”.
A disputa eleitoral no Equador será decidida no segundo turno entre Luisa González e o atual presidente Daniel Noboa, do partido de extrema direita Ação Democrática Nacional.
No primeiro turno Noboa ficou em primeiro lugar, com 44,17% dos votos, contra 43,97% de González. A diferença real entre os dois foi de menos de 20 mil votos.
O segundo turno das eleições presidenciais equatorianas está marcado para o próximo dia 13 de abril.
