Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Haiti no próximo dia 25. A confirmação da viagem foi feita nesta terça-feira pelo assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele está em Quito para representar Lula na reunião extraordinária da Unasul (União de Nações Sul-americanas) convocada para coordenar ações de ajuda para a reconstrução do Haiti. A informação é da agência Efe.

Também durante o encontro, o representante presidencial do Chile para o Haiti, Juan Gabriel Valdés, disse em seu discurso que a presidente chilena, Michelle Bachelet, visitará o Haiti no próximo dia 20.

O presidente do Haiti, René Préval, está em Quito para acompanhar a reunião da Unasul. Do bloco propriamente dito, os mandatários presentes são Álvaro Uribe (Colômbia), Alan García (Peru), Fernando Lugo (Paraguai) e o anfitrião Rafael Correa (Equador).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Presidência do Equador/EFE



Correa e Uribe na reunião de cúpula da Unasul

O venezuelano Hugo Chávez cancelou a participação e enviou o chanceler Nicolás Maduro. Uma fonte da chancelaria equatoriana confirmou à Efe que Chávez acha importante permanecer na Venezuela neste momento. O país vive dias agitados, com crise energética, interrupção do sinal de canais de televisão e manifestações, algumas resultando em confrontos.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, também não vai à cúpula. Ele cancelou presença sem justificativa e mandou em seu lugar o vice-presidente Álvaro García Linera. Também não estarão presentes Cristina Kirchner (Argentina) e Tabaré Vázquez (Uruguai).

A OEA (Organização dos Estados Americanos) estará representada pelo secretário-geral, o chileno José Miguel Insulza.

Lula vai visitar o Haiti dia 25, diz Marco Aurélio Garcia

NULL

NULL

NULL