Quarta-feira, 19 de agosto de 2026
APOIE
Menu

Cerca de 240 mil eleitores das Maldivas vão às urnasneste sábado (07/09) para escolher o presidente do país, 18 meses depois de o primeiro presidente eleito democraticamente, Mohamed Nasheed, ter sido forçado a se demitir. Após 30 anos de ditadura, Nasheed disse que foi obrigado a deixar o cargo, sob ameaça da polícia, por simpatizantes do antigo ditador. Desde fevereiro de 2012 as Maldivas passam por uma grande instabilidade política.

A comissão eleitoral anunciou a divulgação do resultado para as 23h (hora local), mas os números finais serão conhecidos na manhã de domingo (8). Quatro candidatos disputam o cargo. Caso nenhum consiga mais de 50% dos votos, haverá segundo turno no próximo dia 28 com os dois candidatos mais votados.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Siga!
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize!

Mohamed Nasheed, do Partido Democrático das Maldivas, foi substituído no cargo pelo até então aliado Mohamed Waheed, que concorre hoje como candidato independente. Também estão na disputa o magnata e líder do Partido da Justiça, Gasim Ibrahim, e o meio-irmão do ditador Maumun Abdul Gayum e candidato do Partido Progressista, Abdulla Yameen.

Após 30 anos de ditadura, Nasheed disse que foi obrigado a deixar o cargo, sob ameaça da polícia, por simpatizantes do antigo ditador

Mais lidas

NULL

NULL