O presidente da Argentina, Javier Milei, presenteou a premiê da Itália, Giorgia Meloni, com um boneco que retrata o líder ultradireitista com uma motosserra nas mãos.
A Liberdade Avança, partido de Milei, publicou no Instagram uma foto da primeira-ministra italiana segurando a estatueta, durante o encontro bilateral entre os dois realizado na última quarta (20/11), em Buenos Aires. A motosserra foi uma das marcas do direitista na campanha eleitoral de 2023 para simbolizar seu compromisso de cortar os gastos públicos na Argentina.
O encontro entre os líderes ocorreu após a passagem pelo Rio de Janeiro para a Cúpula do G20, no qual ambos estiveram. Na quarta, Meloni foi a Buenos Aires e destacou a sinergia com Milei em “muitos assuntos”, a começar pelas crises “na Ucrânia, no Oriente Médio e na Venezuela”.
“Existe também uma sintonia política entre dois líderes que lutam para defender a identidade do Ocidente, a liberdade, a soberania. Há muito mais que uma cooperação comum entre nações, a força das ideias e a coragem necessária para defendê-las”, disse a premiê em declaração conjunta com o presidente.
Meloni também elogiou o que chamou de “políticas muito corajosas de liberalização do mercado” promovidas por Milei, que, segundo ela, “podem abrir novas oportunidades e ser um incentivo a mais para aumentar a presença italiana” na Argentina.
Já Milei, defendeu a criação de uma “aliança de nações livres contra a tirania e a miséria”. “Ainda que sejamos poucos, façamos luz para abrir caminho, porque, como sempre digo, a vitória e a guerra não dependem da quantidade de soldados, mas sim da força que vem do céu”, disse.
A defesa de uma aliança conversadora não é novidade, já que o líder argentino também a cirou durante um encontro com o presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump. Tal agrupamento envolveria A Argentina, os EUA, Itália e Israel.
(*) Com Ansa.