Quarta-feira, 16 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente da Argentina, Javier Milei, decidiu demitir nesta quarta-feira (30/10) Diana Mondino, chanceler do país. A informação é do jornal Página/12.

A decisão do governo de extrema direita ocorreu após a agora ex-ministra das Relações Exteriores da Argentina votar contra o bloqueio econômico dos Estados Unidos contra Cuba durante uma Assembleia das Nações Unidas (ONU).

Nesta votação, 187 países manifestaram-se contra o bloqueio a Cuba, enquanto apenas duas nações, os Estados Unidos e Israel, o fizeram a favor.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Partido A Liberdade Avança
Ex-chanceler Diana Mondino foi demitida por Milei minutos depois de votar a favor de Cuba na Assembleia Geral da ONU

Segundo o periódico, a posição argentina na votação, que ocorre anualmente há 32 anos, foi “de acordo com sua história” nos pleitos anteriores. Isso por que, a ilha socialista sempre acompanhou favoravelmente Buenos Aires na reivindicação pela soberania das Ilhas Malvinas. Uma bandeira que Milei e Mondino “minimizaram nos primeiros meses de governo”, ainda segundo o Pagina/12

Vale recordar que a Argentina costuma obter uma declaração do Comitê de Descolonização da ONU para que a Inglaterra venha a reconhecer a soberania do país e abra uma mesa de diálogo. O periódico, no entanto, questiona se, após essa movimentação, Milei continuará a pressionar os ingleses.

Antes da Casa Rosada confirmar oficialmente a saída da chanceler, o porta-voz da Presidência, Manuel Adorni, deu o nome de quem será o substituto de Mondino: trata-se do atual embaixador argentino nos EUA, Gerardo Werthein.