Parte da Ásia testemunhou, pouco antes do amanhecer de hoje (noite de ontem no Brasil), o mais longo eclipse total do Sol do século 21. O astro ficou completamente bloqueado pela Lua durante cerca de seis minutos e 40 segundos em uma zona pouco habitada do Pacífico, um recorde de duração para um eclipse que só será quebrado em 2132.
Sul-coreano apreciam o eclipse solar, em Seul – Yonhap/EFE
A escuridão, no entanto, durou menos na Índia (entre três e quatro minutos) e em Xangai, na China (cerca de cinco minutos), outros locais que puderam observar o fenômeno, que também foi visto em Butão, Bangladesh, Mianmar e as ilhas meridionais japonesas de Ryukyu.
Crianças se reúnem na província de Pasay, sul de Manila, Filipinas – Dennis M. Sabangan/EFE
Para desapontamento de milhões de pessoas reunidas para assistir ao fenômeno, partes da Índia estavam com tempo nublado, o que impede a visualização do eclipse, perceptível nessas regiões apenas pela diminuição da luminosidade. O último eclipse total foi visível em 1º de agosto de 2008, do nordeste do Canadá ao noroeste da China.
O hemisfério sul entre a Argentina e o Oceano Pacífico poderá observar o próximo eclipse total do sol que irá acontecer em 11 de julho de 2010.
NULL
NULL
NULL