Milhares fugiram de prisões no Egito, dizem emissoras de TV
Milhares fugiram de prisões no Egito, dizem emissoras de TV
Milhares de prisioneiros fugiram nas últimas horas de diversos centros de detenção no Egito, informaram meios de comunicação árabes. Segundo a rede de televisão saudita Al Arabiya, que cita fontes de segurança e testemunhas, milhares de presos escaparam da prisão de Wadi el-Natrun, uma das maiores do Egito, que se encontra no caminho desértico entre Cairo e Alexandria, no norte do país.
Já a televisão estatal egípcia, que cita testemunhas, informa sobre uma rebelião de detentos na prisão de Abu Zabal, ao norte do Cairo. Segundo a emissora, os prisioneiros enfrentaram os guardas da penitenciária. Uma testemunha, que vive perto da prisão, explicou à emissora que vários caminhões com homens armados chegaram ao centro penitenciário e atiraram contra os policiais para libertar os prisioneiros. O centro de detenção ficou totalmente destruído. Há 20 corpos no local, alguns de policiais e outros de presos.
Leia mais:
Uma nova verdade desponta no mundo árabe
Forças de segurança entram em choque com manifestantes no Egito
Egito: manifestantes desafiam proibição e protestos entram no terceiro dia
Patrimônio histórico do Egito corre risco com crise política, diz egiptólogo brasileiro
Violência aumenta nos protestos contra Mubarak; 6 morrem e 300 são detidos
Protestos contra o governo levam milhares às ruas do Egito e deixam ao menos três mortos
Um terceiro incidente envolvendo detentos foi registrado neste domingo no Egito. Dezenas de prisioneiros tentaram pular o muro da prisão de Tora, ao sul do Cairo, e fugir por uma das portas, relataram testemunhas à televisão egípcia.
As autoridades egípcias informaram da detenção de pelo menos 450 pessoas só no Cairo, acusadas de atos de pilhagem nas últimas horas. A Polícia se mantém ausente das ruas desde a noite de sexta-feira passada.
A segurança ficou a cargo do Exército, que vigia pontos estratégicos do Cairo e outras cidades, e de grupos de moradores, que se puseram de acordo para proteger bens e pessoas, especialmente durante a vigência do toque de recolher.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL