Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nomeou como seu novo vice-presidente o ministro da Agricultura, Elías Jaua, que ocupará simultaneamente as duas funções. Ele substituirá o vice Ramón Carrizáles, que renunciou ao cargo na segunda-feira (25) por motivos pessoais.

A mulher de Carrizáles, a ministra do Meio Ambiente, Yubirí Ortega, também deixou o governo.

“Elías tem mostrado transparência, humildade e honestidade em todos os cargos que já ocupou”, disse Chávez ao anunciar o nome de Jaua. Para o Ministério da Defesa, que também era ocupado por Carrizáles, foi nomeado o general Carlos Mata Figueroa.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Cuidado

O presidente pediu à população que não acredite nos boatos de que a saída de Carrizáles reforçou a oposição no país. “Que ninguém caia no jogo dos desesperados”, disse Chávez.

“Eles [a oposição] seguem usando a violência como recurso para desestabilizar o país. Faço um chamado a esses setores, para que em vez de gerar violência, provocar mortes e angústia, façam política. Comecem a coletar assinaturas pacificamente”, afirmou, segundo a Telesur.

Protestos

A polêmica gerada pela suspensão das operações da emissora privada Radio Caracas Televisión Internacional (RCTVI) continuou na Venezuela, com manifestações a favor e contra a medida, as quais, após a morte de dois jovens na segunda-feira, deixaram pelo menos oito feridos em uma cidade do leste do país.

Em Mérida, no oeste da Venezuela, um menor de 15 anos e um estudante de 28 morreram a tiros durante protestos. Nesses incidentes, também ficaram feridos 22 policiais, disse nesta terça o governador da província, Marcos Díaz.

Ministro da Agricultura é nomeado vice-presidente da Venezuela

NULL

NULL

NULL