Os ministros da Grécia colocaram nesta terça-feira (08/11) seus cargos à disposição do primeiro-ministro demissionário, Giorgos Papandreou. Este é considerado um passo prévio para permitir a formação de um novo governo de união nacional.
A informação é do canal de TV estatal “NET”, que acrescentou que, até o momento, não foi definido um nome de consenso para o novo primeiro-ministro.
Os gregos estão desde domingo na expectativa sobre quem será o chefe do novo Governo, para o qual Papandreou e seu principal rival, Antonis Samaras, líder do partido de oposição conservador ND (Nova Democracia), devem chegar a um acordo.
A “NET” informou que Papandreou, do Pasok (PartidoSocialista Pan-helênico) continua a negociar com o ex-vice-presidente do BCE (Banco Central Europeu) Lucas Papademos, para que ele aceite assumir o cargo de primeiro-ministro.
A reunião do Conselho de Ministros começou às 13h25 no horário local (9h25 em Brasília), com uma hora e meia de atraso. A expectativa é de que Papandreou renuncie assim que fechar um acordo.
Depois, Papandreou deve ir até o Palácio Presidencial para apresentar sua demissão e pedir ao presidente, Karolos Papoulias, que ordene a formação de um novo Executivo, que deverá implementar os compromissos feitos com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.
NULL
NULL
NULL