O cineasta italiano Mario Monicelli morreu na noite desta segunda-feira (29/11) em Roma, informou a agência de notícias italiana ANSA. Monicelli estava internado no hospital San Giovanni, na capital italiana, onde se recuperava de um câncer de próstata. Ele tinha 95 anos.
Efe
Monicelli foi um dos principais cineastas italianos
Entre os filmes mais conhecidos dirigidos por Mario Monicelli, estão O Incrível Exército de Brancaleone (1966), Parente é Serpente (1992), Os Companheiros (1963), Casanova '70 (1965) e o filme de episódios Boccaccio '70 – co-dirigido por Federico Fellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti. Mais recentemente, fez os documentários Um Outro Mundo é Possível (2001) e Cartas da Palestina (2002). Seu último filme foi As Rosas do Deserto, de 2006.
Leia mais:
Morre aos 91 anos o produtor italiano Dino de Laurentiis
Cineasta francês Claude Chabrol morre aos 80 anos
Morre aos 89 anos o cineasta francês Éric Rohmer, um dos criadores da Nouvelle Vague
“Estou atônito, uma notícia que me entristece muito. Era provavelmente uma pessoa cansada de viver, que não aguentava mais a velhice. Eu o apreciava muito como grande observador e narrador, e também às vezes compartilhava do seu cinismo. Era gentil, cordial, mas de poucas palavras”, disse o ator e diretor Carlo Verdone, que trabalhou em Manual do Amor.
Mario Monicelli nasceu em 1915 no vilarejo de Viareggio, na Toscana, em uma família de artistas e pessoas ligadas ao teatro. Começou a carreira aos 20 anos, em 1935, com uma adaptação de Os Meninos da Rua Paulo, livro do escritor húngaro Ferenc Mólnar. Foi diretor, ator e roteirista de mais de 60 filmes ao longo de sete décadas.
O corpo de Monicelli foi encontrado no térreo do hospital, abaixo da varanda do quarto onde estava, no quinto andar. A polícia italiana trabalha com a hipótese de suicídio.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL