O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, participa hoje (28) da última reunião do ano do gabinete ministerial do atual governo, na qual deve anunciar a composição de seu governo.
Além da divulgação do novo gabinete, está prevista a apresentação de um balanço da gestão do presidente Tabaré Vázquez. Ele deve analisar o andamento dos trabalhos de transição para o próximo governo, que terá início em março de 2010. Após a reunião de ministros, Vázquez e Mujica terão uma conversa particular.
Amanhã, em uma cerimônia na Torre Executiva, a sede do governo uruguaio, será oficializado o início da transição, quando Vázquez entregará a Mujica documentos com o resumo de sua administração e informações sobre programas que poderão ter continuidade.
Em entrevista concedida à rádio El Espectador, o diretor do Escritório de Planejamento e Orçamento, Martín Dibarboure, explicou que estes relatórios reunirão “dados e números dos ministérios quanto a seus recursos humanos e financeiros” e detalhes de “programas que estão encaminhados e continuarão” e dos que deverão chegar ao fim assim que o novo presidente tomar posse, no dia 1º de março.
José Mujica, de 74 anos, foi eleito no dia 29 de novembro, quando derrotou no segundo turno o candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle, que já esteve no poder entre 1990 e 1995.
Ex-ministro da Pecuária de Vázquez, Mujica também foi deputado e senador e integrou o movimento Tupamaros, guerrilha urbana que atuou no Uruguai nas décadas de 1960 e 1970. Mujica permaneceu 12 anos preso, durante a ditadura que governou o país entre 1973 e 1985.
NULL
NULL
NULL