Sábado, 14 de junho de 2025
APOIE
Menu

Desde o primeiro momento em que subiu ao palanque da Frente Ampla em Montevidéu, montado a beira-mar, o presidente eleito José “Pepe” Mujica não parou de agradecer seus eleitores que, mesmo sob a forte chuva que caiu na capital, festejaram a vitória do ex-líder tupamaro. Com 96.46% dos votos apurados, Mujica tem 52,99%, contra 42,92% do ex-presidente Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional.

“É o mundo ao contrário. Vocês deveriam estar no palanque e nós, aplaudindo”, disse o presidente eleito à militância. Ele reconheceu o papel da oposição e inclusive se mostrou propenso a firmar acordos com os adversários. Mujica agradeceu o presidente Tabaré Vázquez, que participou das comemorações e se mostrou muito satisfeito. “Agora há outro governo da Frente Ampla”, afirmou a jornalistas. 

Fotos: EFE



Vázquez cumprimenta Mujica pela vitória

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

No hotel NH Columbia, onde se instalou a dirigência frenteamplista para esperar os resultados, estiveram presentes os embaixadores da Argentina, Equador e Venezuela, e parlamentários dos quatro países do Mercosul. Mujica saudou os “irmãos da América Latina”, que representam “bem, mal ou regular” as esperanças “frustradas” de um continente que busca “unir-se como pode.

Às oito e meia da noite, quando as primeiras pesquisas de boca-de-urna saíram, a alegria explodiu. “Uruguai! Uruguai!”, gritavam os eleitores em frente a um telão, como se estivessem assistindo a uma partida de futebol. No céu coberto de estrelas os fogos se artifício estouraram.

Mujica demonstrou um tom conciliador com a oposição. “Lembremos nessa noite de alegria que há compatriotas tristes e que são irmãos de sangue. Por isso, não há vencidos ou vencedores, apenas indivíduos eleitos para o governo”, disse. Mujica, porém, não conseguiu evitar que o público caçoasse dos adversários. “Se você é alegre, não cometa jamais o erro de ofender aqueles que optaram por outro. Amanhã a pátria e o compromisso continuam.”

Logo em seguida, Mujica agradeceu o apoio de Vázquez, com quem teve alguns contratempos durante a campanha. Ex-ministro da Agricultura do governo atual, Mujica questionou  algumas políticas e o presidente o acusou de dizer “estupidezes”. “Obrigado, Tabaré, porque ganhamos graças a este governo, pela continuidade desse governo”, reconheceu.

“Querido povo, vocês estão se molhando. Estamos felizes, se multiplica o compromisso. Viva o compromisso, viva a esperança! E lembre-se: passará o tempo e agora é a hora do compromisso. Você terá de substituir o que existe aqui e tirará de suas entranhas o que mais te representa, e colocará aqui. Tudo isso é transitório, o permanente são vocês, indivíduos anônimos, onipotentes. Há aqueles que pensam que o poder está em cima, e não se dão conta que o poder está no coração das grandes massas. Obrigado e hasta siempre!”, concluiu. 

Oposição

O rival Luis Alberto Lacalle destacou a partir da sede do Partido Nacional o respeito à diversidade que existe no Uruguai e também ressaltou a figura de Vázquez. “O presidente acaba de nos ligar. Para nós, é uma honra. Tratou-nos durante todo esse período com uma consideração especial, que buscamos devolver sempre que o procuramos para oferecer-lhe alguma idéia, proposta, sugestão, sempre relativa aos temas mais relevantes para o país. Acreditamos que, mais além das discrepâncias que temos com seu governo, ao nos saudar, Vázquez engrandece sua figura de presidente de todos os uruguaios, como o será José Mujica a partir de 1º de março”, apontou.

Em seguida, Lacalle mandou uma mensagem à militância, que nutre forte repúdio pelo ex-guerrilheiro. “Mujica será nosso presidente e precisamos aceitar o fato. Quem participa do sistema democrático, de antemão, deve saber que por haver participado, por haver contribuído para o funcionamento do sistema, para a legitimidade do resultado final, precisa considerar que quem ganhou, quem foi o preferido, é o presidente de todos os uruguaios”, afirmou.

Hoje (30) Mujica tem marcada uma reunião com o líder do Partido Colorado, Pedro Bordaberry e na quinta-feira (3) se encontrará com integrantes dos três partidos cm representação parlamentária.  

Brasil

O Brasil recebeu com satisfação a vitória de Mujica nas eleições presidenciais, disse hoje Marco Aurélio Garcia, assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, que assegurou que Mujica é um grande “amigo do Brasil” e de Lula.

Com as eleições, “Uruguai dá mais um passo na consolidação do regime democrático”, afirmou Garcia.

(Atualizada às 10h37)

Mujica ganha as eleições uruguaias e faz um chamado à unidade

NULL

NULL

NULL