Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

Mais de 20 mil pessoas acompanharam nesta quarta-feira (14/05) o cortejo fúnebre do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica pelas ruas de Montevidéu, até o Palácio Legislativo, sede do Congresso Nacional do país, onde será realizado o velório do líder político.

O ex-presidente morreu nesta terça-feira (13/05), aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago, problema de saúde que foi diagnosticado em abril de 2024.

Em seu trajeto, o cortejo passou por diversos pontos importantes da cidade que tiveram relevância para a história do líder político, como a sede da Frente Ampla de Esquerda, e do partido de Mujica, o Movimento de Participação Popular (MPP).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Ver | A grande história de amor de Pepe Mujica

Ver | Guerrilheiro Mujica protagonizou episódios cinematográficos da história uruguaia

Outros locais visitados pelo cortejo foram a Universidade da República (UdelaR) maior casa de estudos pública do país, pela casa que serviu de esconderijo para o Movimento de Liberação Popular – Tupamaros (MLN-T), do qual Mujica fez parte, e também do Palácio Presidencial, onde ele exerceu a Presidência entre 2010 e 2015.

O velório de Mujica teve início por volta das 16h, no Palácio Legislativo, e deve durar até esta quinta-feira (15/05).

Cortejo fúnebre de Pepe Mujica passou por diversos pontos icônicos de Montevidéu
Movimento de Participação Popular

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, antecipou seu retorno de Pequim, onde participava da Cúpula CELAC-China, para voar às pressas a Montevidéu, com o intuito de comparecer ao velório e do funeral de Mujica.

Se espera que outros chefes de Estado latino-americanos também visitem o Uruguai para prestar sua última homenagem ao líder da Frente Ampla.

Figura política mais querida do país

Segundo o jornal uruguaio La Diaria, uma pesquisa realizada pela consultora Equipos e publicada em meados de abril mostrou que Mujica ainda é a figura política com maior imagem positiva em seu país.

O ex-mandatário e ex-guerrilheiro tupamaro conta com 54% de aprovação, superando o atual presidente Yamandú Orsi, que tem 51%, e o ex-presidente de direita Luis Lacalles Pou (2020-2025), com 45%.

 

Com informações do La Diaria.