A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba afirmou que continuam avançando as negociações para a libertação de mais cinco reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). “Estamos simplesmente esperando que cheguem as coordenadas”, disse Córdoba à emissora Telesur, ressaltando acreditar que a data de “entrega” esteja próxima. Ontem o grupo guerrilheiro disse estar pronto para “iniciar” o processo de libertação unilateral de cinco reféns.
“Esperamos a difusão dos protocolos de segurança em torno da operação em questão para desencadear a dinâmica das libertações. Isto é fundamental, já que o Exército tem intensificado suas operações nos possíveis lugares das mesmas”, anunciaram as Farc por meio de um comunicado também divulgado pela Telesur.
Leia mais:
FARC preparam libertação de cinco reféns, diz ex-senadora
Atentado atribuído às FARC deixa nove mortos no Sul da Colômbia
Piedad Córdoba garante que os cinco reféns das FARC serão libertados em janeiro
Perfil: Piedad Córdoba, a lutadora que não espera gratidão
O grupo assegurou que a libertação dos reféns é um gesto de “reparação” à senadora Piedad Córdoba, retirada do Congresso por ordem da Procuradoria, que a acusou de ter supostos vínculos com a organização guerrilheira e de ultrapassar o seu papel como mediadora na libertação de reféns.
As FARC anunciaram em 8 de dezembro que libertariam o major Guillermo Solórzano, o cabo do exército Salín Sanmiguel, o oficial da marinha Henry López e os dirigentes políticos Marcos Vaquero e Armando Acuña.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL