A grande quantidade de neve acumulada paralisou nesta segunda-feira a capital dos Estados Unidos, causando o fechamento dos escritórios do governo federal e todas as atividades do setor privado.Foram registrados cerca de 2 mil acidentes de
trânsito sem gravidade e duas mortes: um homem e seu
filho, atropelados por um trator que deslizou na neve.
Em toda a área, caíram pelo menos 70 centímetros de neve. Em vários locais, o volume chegou a um metro, o que faz a tempestade que começou na sexta-feira à tarde ser considerada histórica.A situação, porém, ainda pode piorar. Os serviços meteorológicos preveem para esta terça-feira uma nova nevasca que pode aumentar os atuais níveis de neve em até 25 centímetros.
Brendan Hoffman/EFE
Avenida Pensilvânia, no centro de Washington: nevasca deixou ao menos dois mortos
As agências federais, que empregam mais de 230 mil pessoas na região, estão fechadas, assim como praticamente todos os shoppings e as escolas de toda a região, que já anunciaram que não voltarão a funcionar amanhã.
Em muitos lugares segue havendo cortes de eletricidade, que em alguns momentos durante a tempestade afetou mais de 200 mil casas.
Por conta das dificuldades impostas pela neve, as empresas elétricas da zona advertiram que, mesmo que tentem resolver os problemas o mais rápido possível, é provável que o abastecimento de eletricidade só seja completamente restabelecido em alguns dias.
O caos é também total nos aeroportos. Em Dulles (no estado da Virgínia), o maior da região de Washington, a maioria dos voos foi cancelada. O Reagan National, na própria capital, está fechado desde sexta-feira passada.
O trânsito também foi afetado. As grandes estradas que rodeiam a capital estão com metade das pistas interditadas. O tráfego, mesmo enquanto o céu está claro, é lento e perigoso.
Os ônibus não circulam e o metrô só passa pelas estações subterrâneas. Os serviços nas ferrovias também estão suspensos, em sua maioria.
Presos em casa
As vias principais da cidade e dos subúrbios estão transitáveis, mas as máquinas para remoção de neve não passaram pelas estradas secundárias e pelas ruas das zonas residenciais, por isso há dezenas de milhares de pessoas que, literalmente, estão presas pela neve em suas casas.
As autoridades dos condados, responsáveis pelos serviços de limpeza de ruas, explicaram que tiveram que utilizar toda sua maquinaria pesada nas estradas e ruas principais, e por isso não puderam atender as zonas residenciais.
NULL
NULL
NULL