Os cerca de 3,4 milhões de eleitores da Nicarágua participam neste domingo (06/11) da votação para eleger um novo presidente e representantes no Parlamento.
Cinco partidos e alianças participam da disputa, mas as pesquisas de opinião sugerem que o atual presidente Daniel Ortega, do Partido Sandinista (esquerda), é o favorito. Até o momento, segundo a multiestata Telesur, a votação ocorre com tranquilidade.
Ortega chegou ao poder no país pela primeira vez como o líder da Revolução Sandinista de 1979. Depois de perder a eleição presidencial de 1990, ele foi reeleito em 2006 e liderou o país durante um período de crescimento econômico.
As pesquisas sugerem também uma grande distância entre Ortega e o segundo colocado, o candidato conservador do Partido Liberal Independente Fabio Gadea Mantilla, de 80 anos, uma figura de destaque no setor de rádios da Nicarágua. Em terceiro lugar está o ex-presidente Arnoldo Alemán, da Aliança PLC-PC (Partido Liberal Constitucionalista-Partido Conservador). Os outros dois candidatos da oposição, da ALN (Aliança Liberal Nicaraguense) e APRE (Aliança pela República) não chegam a 1% das intenções de voto.
De acordo com os resultados destas pesquisas, Ortega já ganharia as eleições no primeiro turno.
A OEA (Organização dos Estados Americanos) enviou 65 pessoas para monitorar as eleições no país. Segundo Dante Caputo, representante da entidade, “muita gente veio votar. Até o momento, a abertura das mesas de votação foi normal e vejo fiscis trabalhando por todo o lugar”. A União Europeia também enviou seus monitores, além dos 20 mil observadores nicaraguenses.
NULL
NULL
NULL