Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

O governo da Venezuela realizou nesta sexta-feira (31/01) o primeiro encontro entre autoridades do país com o enviado especial de Donald Trump, o diplomata Richard Grenell, que chegou a Caracas nesta mesma sexta para iniciar um diálogo entre os Estados Unidos e o país sul-americano.

No primeiro encontro, Grenell se reuniu com o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Jorge Rodríguez, e com o chanceler do país, Yván Gil.

Em seguida, os canais oficiais do governo, o ministro das Comunicações da Venezuela, Freddy Ñáñez, confirmou que o enviado especial norte-americano solicitou uma audiência formal com o presidente Nicolás Maduro.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo o canal TeleSur, o mandatário bolivariano estabeleceu como condição para o diálogo a criação que chamou de “agenda zero”, e descreveu como uma forma de “resetar as relações entre os dois países após décadas de tensões”. O pedido teria sido atendido pelo diplomata estadunidense, razão pela qual o encontro no Palácio de Miraflores, sede do Poder Executivo venezuelano, ocorreu horas depois.

Richard Grenell é considerado pela imprensa norte-americana como um dos mais importantes operadores políticos dentro do círculo íntimo de Donald Trump. Ele é graduado em Governo e Administração Pública pela Evangel University, com mestrado por Harvard.

Maduro recebe enviado especial dos Estados Unidos, Richard Grenell, no Palácio de Miraflores, sede do Executivo venezuelano

Entre seus principais cargos estão o de embaixador dos Estados Unidos na Alemanha, entre 2018 e 2020, o de diretor interino do Departamento de Inteligência Nacional, em meados de 2020, e o de enviado especial para as negociações de paz entre Sérvia e Kosovo, também em 2020.

Este é o primeiro encontro entre autoridades dos Estados Unidos e da Venezuela desde 2019, quando o governo norte-americano rompeu totalmente as relações com o país sul-americano, alegando reconhecer o então deputado opositor Juan Guaidó (hoje sem cargo) como suposto presidente interino.

Duante a entrevista exclusiva que Nicolás Maduro concedeu a Opera Mundi, transmitida na última segunda-feira (27/01), o jornalista Breno Altman indagou sobre as expectativas que ele tinha com relação ao novo governo de Trump nos Estados Unidos. O líder bolivariano disse que vê uma oportunidade para que os dois países estabeleçam “novo tipo de relação”.

“O passado já passou, agora temos de olhar para o futuro. Vamos esperar e ver o que o futuro nos reserva”, frisou Maduro.

Veja a íntegra da entrevista de Breno Altman com Nicolás Maduro no vídeo abaixo:

Com informações de TeleSur.