Três explosões em igrejas católicas mataram ao menos 19 pessoas neste domingo (25/12). A primeira detonação aconteceu durante a Missa do Galo na igreja de Santa Teresa, localizada no povoado de Madalla, próximo à capital, Abuja. Pouco tempo depois, uma segunda explosão aconteceu na igreja da Montanha de Fogo, na cidade de Jus, no centro do país. Um porta-voz do governo informou que, após o atentado, ouviram-se disparos. Ao menos um policial ficou ferido. A terceira aconteceu em Gadaka, no nordeste nigeriano, deixando muitos feridos.
O Vaticano condenou os ataques a igrejas catrólicas. “Nós nos solidarizamos com o sofrimento da Igreja nigeriana e todo o povo nigeriano, tão afetado pela violência terrorista, mesmo nestes dias que deveriam ser de alegria e paz”, disse o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, neste domingo.
A Nigéria sofreu uma série de ataques recentes por um setor radical islâmico conhecido como Boko Haram. Segundo a agência de notícias Associated Press, a organização é responsável pela morte de, pelo menos, 465 pessoas no país africano.
Durante o último ano, os extremistas realizaram ataques cada vem mais sangrentos, numa campanha para implementar leis muçulmanas em toda a Nigéria, país com mais de 160 milhões de habitantes. Na véspera do Natal passado, em Jos, uma série de explosões nas vésperas do Natal já matara 32 pessoas e deixou feridas mais 74.
NULL
NULL
NULL